São João do Piauí, 21 de outubro de 2018
(86)995258210
Educação
Com quase 60 dias em greve, ano letivo das escolas públicas pode ser anulado no PI
Com quase 60 dias em greve, ano letivo das escolas públicas pode ser anulado no PI
29/07/2018 20h29

Devido à greve dos professores do Estado do Piauí, o ano letivo poderá ser anulado em todo o Estado. A categoria reivindica o reajuste salarial de 6,81% aos docentes e 3,95% aos demais trabalhadores da educação. A greve começou em fevereiro deste ano. Após um acordo com o governo, as atividades letivas foram retomadas. Porém, segundo a categoria o acordo não foi cumprido. Em junho, decidiram prosseguir com o movimento paredista. 

Hoje, a greve já passa se avizinha dos 60 dias. De acordo com a Lei 9.394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o ano letivo deve ter no mínimo 200 dias. Isso significa dizer que 30% do calendário acadêmico das escolas públicas do Piauí está comprometido. 

Segundo Kassyus Lages, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), há grandes possibilidades do ano letivo ser cancelado devido as dificuldades para cumprir o calendário acadêmico. “Tudo depende de como o poder público se manifestará. Estamos correndo contra o tempo e não é nosso desejo perder o ano. O calendário acadêmico precisa ser cumprido, só passar trabalhos não resolve o problema ”, completa.

Kassyus afirma que o movimento paredista tende a continuar até obter resposta do governo.  “Essa é uma luta importante, se não lutarmos, a tendência é que daqui a algum tempo não reste nada nas escolas públicas. A sociedade tem o direito a educação de qualidade e os profissionais a um salario justo”, completa. 

Em junho, o Sinte-PI ajuizou uma ação pedindo que a Justiça determine que o Governo cumpra o acordo salarial feito em março. Os trabalhadores em educação aguardam a decisão da Justiça. Em assembleia, na última terça-feira (24), a categoria decidiu dar prosseguimento ao movimento. Os trabalhadores planejam uma nova reunião dia 01 de agosto para decidir sobre o movimento.

FONTE: ODia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium