São João do Piauí, 25 de março de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Piauí
Governo suspende reajuste salarial de 11 categorias que seriam pagas este mês
Governo suspende reajuste salarial de 11 categorias que seriam pagas este mês
12/11/2014 08h49
O secretário de Administração, João Henrique Sousa (PMDB),  suspendeu o aumento salarial que seria concedido a 11 categorias de servidores estaduais em novembro. A medida foi anunciada após reunião entre o governador Zé Filho (PMDB) e a equipe financeira do Governo do Estado.

Os servidores estaduais afetados com a decisão do Governo iriam receber a segunda parcela do reajuste salarial que foi aprovado em lei pelos deputados na Assembleia Legislativa do Estado. A primeira parte do aumento foi paga no mês de maio, logo após Zé Filho assumir o Governo. João Henrique explica que se o reajuste fosse concebido iria gera um impacto de cerca de R$ 20 milhões na folha de pagamento, incluindo o 13º salário.

A decisão de não conceder os aumentos salariais foi tomada após ofício encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado- TCE - ao Governo do Estado, que prevê sanções caso a atual administração não consiga se adequar ao limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com a folha de pagamento de pessoal. De acordo com o relatório, o Governo teria que demitir os comissionados nomeados para respeitar a legislação.

“O Estado tem se esforçado para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa reunião teve inicio na noite de segunda-feira e nós encerramos na manhã de ontem. Acredito que sem os reajustes será possível chegarmos aos 49% que determina a lei”, declarou.

Na tentativa de conter a insatisfação das categorias, João Henrique explica que o reajuste foi apenas congelado, mas a partir do próximo Governo deverá ser cumprido. “Quando o próximo Governo assumir e o Estado estiver em uma situação financeira melhor o reajuste deve ser concedido”, disse.

João Henrique negou que a atual administração esteja delegando a responsabilidade de cumprir a lei aprovada pela Assembleia para o governador eleito Wellington Dias. “O Governo é um só. Pode mudar a administração, mas o Governo continua. Se não é possível conceder o aumento agora, quando a situação melhorar a futura administração deve fazer quando a situação mudar. Não existe uma estratégia para deixar problemas para o futuro Governo. Isso é uma solução”, declarou.

Entre as categorias que seriam beneficiadas ainda este ano com o reajuste salarial estão os professores da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, policiais civis, servidores da saúde, da Polícia Militar e procuradores do Estado.

FONTE: O Dia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium