São João do Piauí, 19 de junho de 2018
(86)995258210
Piauí
Governo suspende reajuste salarial de 11 categorias que seriam pagas este mês
Governo suspende reajuste salarial de 11 categorias que seriam pagas este mês
12/11/2014 08h49
O secretário de Administração, João Henrique Sousa (PMDB),  suspendeu o aumento salarial que seria concedido a 11 categorias de servidores estaduais em novembro. A medida foi anunciada após reunião entre o governador Zé Filho (PMDB) e a equipe financeira do Governo do Estado.

Os servidores estaduais afetados com a decisão do Governo iriam receber a segunda parcela do reajuste salarial que foi aprovado em lei pelos deputados na Assembleia Legislativa do Estado. A primeira parte do aumento foi paga no mês de maio, logo após Zé Filho assumir o Governo. João Henrique explica que se o reajuste fosse concebido iria gera um impacto de cerca de R$ 20 milhões na folha de pagamento, incluindo o 13º salário.

A decisão de não conceder os aumentos salariais foi tomada após ofício encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado- TCE - ao Governo do Estado, que prevê sanções caso a atual administração não consiga se adequar ao limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com a folha de pagamento de pessoal. De acordo com o relatório, o Governo teria que demitir os comissionados nomeados para respeitar a legislação.

“O Estado tem se esforçado para se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa reunião teve inicio na noite de segunda-feira e nós encerramos na manhã de ontem. Acredito que sem os reajustes será possível chegarmos aos 49% que determina a lei”, declarou.

Na tentativa de conter a insatisfação das categorias, João Henrique explica que o reajuste foi apenas congelado, mas a partir do próximo Governo deverá ser cumprido. “Quando o próximo Governo assumir e o Estado estiver em uma situação financeira melhor o reajuste deve ser concedido”, disse.

João Henrique negou que a atual administração esteja delegando a responsabilidade de cumprir a lei aprovada pela Assembleia para o governador eleito Wellington Dias. “O Governo é um só. Pode mudar a administração, mas o Governo continua. Se não é possível conceder o aumento agora, quando a situação melhorar a futura administração deve fazer quando a situação mudar. Não existe uma estratégia para deixar problemas para o futuro Governo. Isso é uma solução”, declarou.

Entre as categorias que seriam beneficiadas ainda este ano com o reajuste salarial estão os professores da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, policiais civis, servidores da saúde, da Polícia Militar e procuradores do Estado.

FONTE: O Dia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium