São João do Piauí, 14 de dezembro de 2018
(86)995258210
Piauí
GRECO prende superintendente da SEMAR e empresário em operação
superintendente da secretaria estadual do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé
GRECO prende superintendente da SEMAR e empresário em operação
30/08/2018 12h20

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) deflagrou, nesta quinta-feira (30), a operação “Natureza”, para prender agentes públicos e empresários acusados de cometerem crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, advocacia administrativa, além de crimes ambientais.

Entre os presos, está o superintendente da secretaria estadual do Meio Ambiente, Carlos Moura Fé e o empresário de nome Thiago Junqueira, de grande projeto de eucalipto e grãos na região do médio Parnaíba. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, as investigações começaram em 2015, por meio de uma denúncia anônima feita à Polícia Federal e, posteriormente encaminhada ao GRECO.  A ação visava à apuração de ilícitos praticados por servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar-PI), tais como desvio de verbas públicas, o uso irregular de bens públicos, emissão de licenças ambientais de forma irregular, dentre outros. 

Além de Carlos Moura Fé e Tiago Junqueira, foram presos o auditor ambiental da Semar Fabrício Napoleão Andrade, a auditora ambiental Daniele Melo Vieira, o empresário Carlos Alberto do Prado Tenório, vulgo "Bebeto", a empresária Ivoneta Gontijo dos Santos e o empresário Cézar Luis Barros dos Martírios Moura Fé. 

Ainda segundo a SSP, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão, além de sete mandados de prisão temporária que foram cumpridos em Teresina, Regeneração, Guadalupe e Brasília. Os mandados foram expedidos pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, titular da 4ª Vara Criminal de Teresina.

As ações dos investigados ocorrem desde 2012 e o valor estimado de prejuízo à Administração Pública é de R$ 3.129.236,04. 

A operação contou como o apoio operacional da Diretoria de Inteligência da SSP e Polícia Civil (DINT), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Divisão de Operações Especiais (DOE), Delegacia de Repressão a Crimes de Internet (DRCI), Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), 4º Distrito Policial, Polícia Civil do Distrito Federal, 25º Batalhão do Exército Brasileiro e Tribunal de Contas do Estado.

FONTE: PortalAZ
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium