São João do Piauí, 20 de outubro de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Os erros de Ciro Gomes
13/10/2018 00h30

Ciro Gomes, que já foi Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco e da Integração Nacional, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou extrema habilidade em ao apresentar as suas propostas de governo.

No começo da campanha, Ciro despontava como principal opositor de Jair Bolsonaro, até que Lula decidiu pela candidatura de seu predileto, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, não reeleito porque perdeu as eleições em 1º turno para o tucano João Doria(PSDB).

Ciro, antes mesmo do começo de sua campanha, oscilava entre fazer críticas ao PT e a tentar uma aproximação com Lula e com partido, na esperança de que o PT fosse apoiá-lo na corrida presidencial. Isso tudo não passou de um sonho.

Mesmo preso, Lula nunca escondeu a vontade de voltar a comandar os destinos do Brasil, como presidente. E isso Ciro não conseguiu perceber. Pelo contrário, ele se baseou em um raciocínio meramente jurídico ao verbalizar que Lula não seria candidato.

As declarações de Ciro chegavam a Curitiba na velocidade da luz. À medida os dias se passavam e Lula observava que de sair da prisão era algo distante, Ciro ganhava força junto ao eleitorado petista e da esquerda. No entanto, a bola do pedessista murchou, ao ter notícia do anúncio de que Fernando Haddad seria o candidato de ex-presidente.

O erro de Ciro foi acreditar que o PT não teria um plano B, que, aliás, Lula e o próprio PT negavam tempo todo. Outro erro de Ciro foi atacar Jair Bolsonaro, que despontava na dianteira da disputa presidencial. Ciro, que estava na terceira colocação, errou ao “poupar” críticas ao PT e ao não desconstruir a imagem de Fernando Haddad. Erro de estratégia, responsável pela sua derrota.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium