São João do Piauí, 17 de novembro de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Paes Landim é o último da família a ficar sem mandato, depois de 30 anos...
Paes Landim é o último da família a ficar sem mandato, depois de 30 anos...
14/10/2018 23h48

A família Paes Landim, aos poucos, veio perdendo seu poderio político, ao longo dos anos, conferido pelo sufrágio popular. Houve época em que a cidade de São João do Piauí tinha alinhamento político até Brasília. No município, havia sempre um chefe do executivo, na prefeitura, na Assembleia, um deputado estadual, e, em Brasília, o deputado federal José Francisco Paes Landim, mais conhecido como Paes Landim (ou simplesmente Landim).

Há mais de 30 anos no poder, Landim certamente deu a sua parcela de contribuição, não apenas para o município de São João do Piauí, como para outros munícipios, como São Raimundo Nonato e, ultimamente, para Parnaíba, para onde conseguiu levar a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No entanto, os últimos seis anos vêm mostrando o declínio político da família Paes Landim, que teve em 2012, a última marca politico-administrativa no município. Isso depois de décadas. Depois que Robert terminou o seu mandato e não conseguiu emplacar o seu sucessor, Alexandre Mendonça, a família contava apenas com o deputado em Brasília. Neste ano, Paes Landim, disputou o seu 9º mandato, mas não logrou êxito.

Com a derrota de Landim, o município poderá ficar sem um representante direto em Brasília. Isso porque a primeira-dama do Estado, filha do município, não exerceu o seu mandato no DF. Rejane Dias preferiu ser empossada como Secretária de Estado da Educação a defender o Piauí da tribuna da Câmara dos Deputados, em seu primeiro mandato como deputada federal.

A representatividade do munícipio de São João do Piauí em Brasília está, agora, nas mãos de Rejane Dias ou de Landim, como o 2º suplente da coligação, caso dois deputados federais eleitos venham a assumir vaga no governo de Wellington Dias.

A queda do poderio político da família Paes Landim representa o fim do ciclo de mandatarismo no município, além de mostrar que o poder não é para sempre.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium