São João do Piauí, 16 de novembro de 2018
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
O PT é o responsável indireto pela vitória de Bolsonaro
O PT é o responsável indireto pela vitória de Bolsonaro
29/10/2018 09h48

Rejeitado e sem expressão nacional, Jair Messias Bolsonaro de repente surge como o “messias”. O homem que vai cuidar do Brasil e, especificamente, da segurança pública do país. Em seus mais de 28 anos de parlamento, Bolsonaro já imaginou que pudesse, um dia, disputar as eleições presidenciais do Brasil, com chances reais de vitória. Não era para ser assim. Mas o PT quis.

Depois que Lula foi preso, as chances de o PT voltar a disputar as eleições ficaram reduzidas. O partido não queria outro nome senão o do ex-presidente, que tentou de diversas formas, ganhar a liberdade e chegar a disputar as eleições. Tentativas fracassadas que levaram ao fortalecimento da campanha de Jair Bolsonaro que figurava naquele momento, como o 2º colocado nas pesquisas de intenções de votos.

Lula, entendendo que representa a esquerda do país mais do que ninguém e que sua capacidade de transferência de votos seria algo fácil, lançou o ex-prefeito e São Paulo, Fernando Haddad, contrariando e enfraquecendo a candidatura de Ciro, que poderia chegar ao segundo turno com possibilidades reais de vencer o candidato do PSL.

A partir do momento em que Lula “deu um chega pra lá” em Ciro, ele fez surgir outra via de escolha potencial e capaz de confrontar com o plano B do PT e vencer as eleições: a de Jair Bolsonaro.

A vaidade de Lula foi a responsável pelo fortalecimento da candidatura de Bolsonaro. O apego do ex-presidente não o fez enxergar o quanto a onda antilulopetista crescia nos rincões do país, capaz de sufocar e frear a marchar de Haddad e de Lula rumo à vitória. A derrota de Haddad talvez seja encarada como uma lição e um aprendizado não só para o seu líder maior, mas para todo o partido, que terá de se repagina, como fazer uma autocrítica profunda em torno do seu projeto de poder.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium