São João do Piauí, 21 de abril de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
Um desgaste desnecessário
01/02/2019 11h02

Desde que o prefeito Gil Carlos assumiu o comando da prefeitura de São João do Piauí os índices do IDEB têm sido pífios. A Educação do município na era Gil parece não conhecer o caminho das metas do índice que mede a qualidade do ensino nacional.

A ideia da nucleação das escolas públicas do município até que não é ruim. Acontece que o prefeito Gil parece não ter alguém que lhe possa sugerir como as comunidades reagiriam ao saber que prédios escolares próximos às suas residências poderiam estar prestes a ser fechados.

Alegar que os índices de matrículas e de aproveitamento são baixos não deixa de ser verdade, assim como forçar a economia de recursos por não contratar professores.

Há que se concordar que as classes multisseriadas são salas com alunos de diferentes idades e níveis educacionais e que elas contribuem diretamente para aprofundar o fosso da má qualidade do processo de ensino e aprendizagem no município demonstrado nos índices oficiais. Disso não se poder fugir.

Foto ilustraçã de sala multisseriada

No entanto, é bem verdade que o município não deu a devida importância ao melhoramento das condições de trafegabilidade entre as comunidades das regiões “ameaçadas” pelo fechamento de salas, demonstrando assim um interesse futuro em  transferir os alunos de um local para outro. Nessas localidades, trafegar em período chuvoso é perigoso e às vezes impossível.

O diálogo com as comunidades devia ter sido maturado. Gil errou em não ter instituído comissões formada por pessoas que conhecem a realidade das regiões, como professores e membros das comunidades, evitando assim um desgaste desnecessário. Mas o prefeito decidiu enfrentar de peito aberto os percalços advindos da falta de estratégia, que resultou em uma recomendação da Promotoria de Justiça do Estado.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium