São João do Piauí, 23 de fevereiro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
A lição que a Alepi devia aprender, mas não consegue
03/02/2019 00h55

As eleições de 2018, em muitos estados da federação, significaram uma ruptura com o modelo da chamada “velha politica” no país. Em pelo menos 14 estados a eleição do ano passado promoveu uma renovação com a eleição de novos governadores e, nestes e nos demais estados, deputados e senadores da república também.

Os novos eleitos e empossados no Senado Federal mostraram como os ventos da mudança chegaram àquele parlamento e fizeram transformação. O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) destronou o todo-poderoso Renan Calheiros (MDB)-AL), favorito a vencer as eleições da Mesa Diretora daquela Casa, em uma votação esmagadora e humilhante para o cacique emedebista.

Pressentindo uma derrota histórica, Renan renuncia à disputa, mesmo depois de ela ter sido reiniciada, por uma suposta fraude de cômputo de votos, em que apareceu um voto a mais em um parlamento que existem 81 senadores.

No Piauí, a renovação na Alepi foi pequena. Quase imperceptível.Os seis deputados que se elegeram e foram empossados:Lucy Soares (PP), Henrique Pires (MDB), Franzé Silva (PT), Francisco Costa (PT), Teresa Britto (PV), Oliveira Neto (PPS) e Coronel Carlos Augusto são nomes novos no parlamento, mas velhos conhecidos do eleitorado e da política piauienses.

Por aqui, nada de mudança. Até mesmo os novos deputados eleitos deram vitória ao deputado Themístocles Filho, que vai para o oitavo mandato seguido na presidência da Alepi, somando 16 anos de administração do Poder Legislativo do Piauí.

A lição que o Senado Federal deu, na tarde de ontem (02), em Renan e em outras estruturas já desgastadas e conhecidas da velha política nacional, devia ser um exemplo a ser seguido pelo parlamento piauiense. Por aqui, um só nome faz de um Poder uma extensão de suas vontades pessoais, com o apoio de quem se apresenta como o novo e como mudança.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium