São João do Piauí, 24 de agosto de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas, com frequência.
A outra face das gestões municipais
21/04/2019 00h24

O município de São João do Piauí não teve muito que comemorar, em 2017.Isso quem diz são os dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), disponíveis no site do TCE-PI. Naquele ano, o munícipio ficou com nota geral 0,45(C), com “Baixo Nível De Adequação”, empatando com munícipio de pequeno porte como Capitão Gervásio Oliveira. Péssimo desempenho para ambos, por sinal.

Um levantamento cuidadoso, feito pela coluna, mostra que entre os municípios da região, João Costa obteve os melhores indicadores: nota geral 0,56 (C+). Naquele ano, os munícipios de João Costa, Campo Alegre do Fidalgo 0,54 (C+), Ribeira do Piauí 0,52 (C+) e Lagoa do Barro do Piauí 0,54 (C+) deixaram os números da gestão local quase no traço, se for levada em consideração a proporcionalidade e relevância administrativa destes municípios.

Em 2017, o município de São João do Piauí ficou apenas à frente do de Pedro Laurentino, que obteve 0,43 (C), por um triz: 0,2 apenas.

O difícil mesmo é ver e acreditar que os índices relativos ao ano de 2016, foram menos desesperadores do que os do ano seguinte para o município de São João do Piauí. No ano de 2017, por exemplo, houve variações negativas nos indicadores da Saúde, que saiu de 0,77(muito efetiva) para 0,59 (fase de adequação).

Não só a Saúde conheceu retrocessos nos indicadores de efetividade das políticas públicas na gestão do Gil Carlos, em 2017, houve encolhimento de números, e obviamente de efetividade da gestão no indicador Fiscal, que saiu de 0,68 (B) retornando para 0,48 (C). A Educação saiu de "Em Fase de Adequação" para "Baixo Nível".

A Educação do Munícipio, na Era Gil Carlos não tem deslanchado como ele bem sonhou. Ela se tornou um pesadelo, que o digam os números do IDEB, excelência da pasta, que precisa ganhar um novo rumo.

O IEGM é um ilustre desconhecido da população. Ele precisa de maior divulgação a fim de que esta mesma população possa avaliar o que efetivamente tem sido feito no município e pelo município, mostrando assim o outro lado das gestões municipais.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium