São João do Piauí, 16 de julho de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Ele escreve sobre Política e Administração, diariamente.
O perigo vem dos quintais
27/04/2019 20h48

Com o crescimento populacional do município de São João do Piauí, muitos hábitos têm se revelado prejudiciais à saúde de pessoas com histórico de problemas respiratórios. Não se dando conta dos malefícios que produzem, moradores desavisados ou até conscientes do que fazem, ateiam fogo em seus quintais para “espantar” a leva de mosquitos e pernilongos, no período pós-chuva.

Esses moradores com hábito de queimar entulhos, pneus, folhas e lixo doméstico em seus quintais imaginam que a fumaça exalada da fogueira se limita ao perímetro de sua propriedade. Ledo engando. A fumaça com odor forte ganha distancia e perturba o sossego e a saúde de idosos, crianças e de quem tem problema respiratório crônico.

Especialistas alertam que a inalação de fumaça gerada por esses materiais (entulhos, pneus, folhas e lixo doméstico) pode causar intoxicação e agravar doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

Há um dito popular simples e objetivo: “O seu direito acaba onde começa o dos outros”. Seria de bom senso, que moradores, acostumados a queimadas frequentes em seus quintais, entendessem que, ao lado de usa residência, há outra residência, com morador com problema respiratório crônico, mas que, temendo retaliação, acaba silenciando e não denunciando o seu vizinho com hábitos de incineração.

Cabe aos Poder Legislativo à iniciativa de emendar o Código de Posturas, e ao Executivo municipal fazer cumprir essa lei, através de seu poder de polícia, agindo de forma repressiva contra hábitos nocivos como os de queima frequente, que causam mal à saúde pública provocada por um particular.

É importante que alguma providência seja tomada no sentido de que pessoas tenham que respeitar espaços públicos, como escolas e residências de outros moradores. É lamentável se conceber que um dos maiores perigos à saúde pública no município parta de queima dentro de quintais.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium