São João do Piauí, 27 de junho de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Poder
Câmara aprova redução de ministérios e tira Coaf de Moro; veja quem do PI votou pela retirada!
Câmara aprova redução de ministérios e tira Coaf de Moro; veja quem do PI votou pela retirada!
22/05/2019 23h07

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (22), a Medida Provisória 870, da reestruturação administrativa que, entre outras coisas, reduziu de 29 para 22 a quantidade de ministérios na Esplanada. Apesar do alívio, o governo sofreu uma derrota que vinha se desenhando: por 228 votos a 210, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi retirado do controle do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

No texto original, enviado pelo governo, o Coaf estava com o Ministério da Justiça. Contudo, ao ser apreciada, em 9 de maio, na comissão especial, o órgão foi transferido para as mãos de Paulo Guedes, ministro da Economia. Foi um requerimento dos governistas para reverter a derrota que acabou perdendo na noite desta quarta, por 18 votos de diferença.

COAF

A ideia de transferir o Coaf ao Ministério da Economia surgiu após o caso Fabrício Queiroz. Foi o Coaf que identificou transações suspeitas de Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual e hoje senador Flavio Bolsonaro (PSL-RJ). Um relatório de inteligência apontou movimentações atípicas de Queiroz de R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017. Os dados foram enviados ao Ministério Público do Rio e anexados ao inquérito da Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava Jato.

Pelo menos oito deputados do Piauí votaram a favor de que o Coaf fosse retirado do Ministério da Justiça. Entre os que votaram, estão Átila Lira, Flávio Nogueira, Iracema Portella, Marcos Aurélio Sampaio, Margarete Coelho, Marina Santos, Merlong Solano e Rejane Dias(primeira-dama do Estado do Piauí).

Já o deputado Júlio César, do PSD, votou pela permanência do Coaf nas mãos de Sérgio Moro, Ministro da Justiça e Segurança Pública.

FONTE: Com informações/CongressoemFoco
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium