São João do Piauí, 18 de dezembro de 2018
(86)995258210
Geral
Conta de luz ficará mais cara já no mês de janeiro
Conta de luz ficará mais cara já no mês de janeiro
26/12/2014 09h56
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa nesta sexta-feira (25) a cor da bandeira tarifária que terá vigência em janeiro na conta de luz dos brasileiros. O mecanismo foi criado para antecipar o pagamento dos custos extras da geração de energia proveniente do acionamento de usinas térmicas (movidas a gás, óleo diesel ou carvão). As termelétricas são acionadas nos momentos em que a queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas coloca o sistema elétrico nacional em risco.

O novo modelo de cobrança não aumenta os gastos do consumidor. Ele apenas dilui nas contas mensais o reajuste que, pelas regras atuais, é feito uma vez ao ano. Caso se confirme as previsões de especialistas e da própria Aneel, em janeiro a bandeira será vermelha e a conta de energia ficará R$ 4,50 mais cara na fatura com vencimento em fevereiro (considerando o consumo médio brasileiro de 150 quilowatts por residência).

O sistema possui três bandeiras – verde (sem custos extras), amarela (com custos extras) e vermelha (com elevado custo extra). Em 2014, quando o modelo funcionou apenas em teste, somente em janeiro a bandeira foi amarela. Em todo o restante do ano prevaleceu a bandeira vermelha, refletindo a situação dramática da falta de chuvas e o consequente impacto nos reservatórios.

“Além das bandeiras tarifárias entrarem em vigência num momento de crise hídrica, o que deve manter as contas com bandeira vermelha, o consumidor também vai arcar com o pagamento dos empréstimos feitos às distribuidoras em 2013 e 2014 e que começam a ser quitados em 2015”, lembrou o gerente comercial da Enecel Energia, Lucílio Lelis Carvalho. Estes empréstimos foram feitos pelo governo justamente para cobrir os custos mais altos da geração térmica.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium