São João do Piauí, 21 de setembro de 2018
(86)995258210
Pedro Laurentino: investimentos, melhorias e desenvolvimento marcam a atual gestão!
Pedro Laurentino: investimentos, melhorias e desenvolvimento marcam a atual gestão!
30/12/2014 09h15
Pedro Laurentino tem muito o que mostrar em desenvolvimento e melhorias19 anos de emancipação política. O Município de Pedro Laurentino, 19 anos de emancipação política, neste último biênio a atual gestão municipal vem dando ampla continuidade ao progresso e cada vez mais melhorando a qualidade de vida da população.

No período de 2013 e 2014, a zona urbana recebeu grandes investimentos através de parcerias com Governo Federal, de emendas parlamentares e recursos próprios. Gerou muitos empregos e renda com importantes obras como: Poço de grande profundidade, no valor de 1 milhão e 650 mil reais; Aproximadamente 23 mil metros de pavimentação em calçamento, obra realizada em duas etapas 2013 e 2014, avaliada em mais de um milhão de reais; Reforma do Poliesportivo; Construção de uma Unidade Básica de Saúde;De uma Academia da Saúde, um investimento de 100 mil reais; foram construídas 39 moradias do Projeto Minha Casa Minha Vida, onde recebeu investido de 975 mil reais.

As obras além de proporcionarem o desenvolvimento do município, também melhoraram a qualidade de vida dos munícipes. A pavimentação beneficiou mais de 200 famílias que hoje vivem sem os incômodos da poeira e da lama. As casas populares, povoaram um bairro inteiro, facilitou o acesso à moradia e deu dignidade às famílias contempladas.

Quem mora no campo também foi assistido por infraestrutura: Com uma Unidade Básica de Saúde na comunidade Conceição; Uma quadra esportiva no Povoado Boa Nova, no valor de 175 mil reais; 28 cisternas; Manutenção permanente de 80 poços tubulares; Implantações da rede de abastecimentos de água no Assentamento Monte Alegre; Usando máquinas adquiridas via PAC, foram recuperados açudes públicos e quilômetros de estradas; Em parceria com a FUNASA foram construídos banheiros atendendo 100 famílias beneficiando também as residências no campo.

Outra maneira de apoiar a família campestre foi com a Adesão da Compra Direta, onde a Prefeitura Municipal e secretárias compram produtos da agricultura local criando meios de complementar a renda dos produtores rurais e estimula a produção no campo.

Na Educação

A Secretaria de Educação, sempre focada em melhorar o processo ensino/aprendizagem, vem executando ações, realizando planejamentos e aderindo aos projetos do Governo Federal. As atitudes em pró da educação iniciam com a elaboração do Calendário Escolar, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos, atendendo 637 alunos, sendo que 390 são beneficiados pelo transporte escolar, através do ônibus adquirido pelo Programa Caminho da Escola e pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE. Foram distribuídas 50 bicicletas adquiridas através do Programa Pedala Piauí; Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, todos os alunos são atendidos com merenda de ótima qualidade, contando com um cardápio elaborado e acompanhado pelo nutricionista responsável, o menu favorece aos produtos da agricultura familiar, mas sempre preocupados em garantir as necessidades nutricionais.

A gestão ainda aderiu aos programas: PAR, PDE – Escola, PDDE Interativo, Atleta na escola, Escola do Campo, PSE e o município também foi contemplado com o Programa Brasil Carinhoso e assim atenderá melhor os alunos da creche; Com o intuito de eliminar o analfabetismo na infância, o município conta com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que visa alfabetizar os alunos até os 8 anos de idade ao final do 3º ano, o programa atende 151 alunos; Aplicação da Provinha Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, onde apresentou um resultado satisfatório no IDEB - 2013.

Para melhorar a qualificação dos profissionais na educação a Secretaria conta com a Inserção da demanda para 1ª e 2ª licenciaturas na Plataforma Freire.A Educação pública ainda contribuiu para realizações de obras via PAR como os recursos já creditados em conta para a quadra de esporte coberta na localidade Boa Cica; Aquisição de mobiliários escolares e Aquisição de equipamentos de cozinha.

No Esporte

O esporte é um importante parceiro do desenvolvimento educacional de uma população, sensível a está realidade a gestão municipal apoiou incondicionalmente realizações esportivas, dando chances aos jovens dentro e fora do município. Com a organização da Diretoria de Esportes, nestes últimos dois anos os desportistas pedro-laurentinenses participaram de campeonatos de futebol na zona urbana e rural, onde os times receberam uniformes gratuitamente, contaram com toda estrutura para a realização do evento e concorram premiações em dinheiro; Participaram do Circuito da Liga Mude.

Na Assistência Social

São notórios os serviços e os resultados da Assistência Social com a população no município, foram realizados eventos que dão auto-estima aos munícipes e atendimentos que fazem a diferença no bem-estar de todos os assistidos.

Foram inúmeros os atendimentos realizados pelos profissionais do CRAS na zona urbana e rural e atendeu um grande número de pessoas: 1115 atendimentos individualizados; 125 visitas domiciliares; 23 encaminhamentos para PBC e Passe Livre às pessoas com alguns tipos deficiências; 12 renovação de Passe Livre e 64 emissão de carteirinha do idoso.

O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conta com 06 grupos que atende diariamente 22 crianças de 3 a 6 anos, 86 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, 18 jovens entre 15 e 17 anos e 54 idosos, com ações como: Dia de Combate a Exploração Sexual Contra Criança e Adolescentes; Cultura de Paz; Combate aos preconceitos; Reunião com as famílias atendida no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e com a comunidade e aulas de balé. A população ainda contou com o Cadastro Único e programas sociais como Bolsa Família, assistindo 895 pessoas.

Muitas foram as realizações festivas em homenagens às datas comemorativas como: Dia da mulher; Dia das mães; Dia dos pais e Dia das crianças.

Com a intenção de ampliar as oportunidades de geração de renda foram oferecidos 09 cursos: Oficinas de artesanatos, cursos de biscoitos de goiabadas, de ovos de chocolates, dentre outras com o público do SCFV. A população foi apoiada com a concessão de benefícios eventuais com enxoval de bebê, urna funerária e cestas básicas às pessoas carentes.

Na Cultura

Um povo sem cultura é um povo sem identidade. Com esta visão a administração municipal se preocupou em resgatar as manifestações culturais realizando a Conferencia Municipal da Cultura e apoiando as manifestações culturais populares como a cavalgada e engrandecendo os Festejos de Bom Jesus com festas dançantes

Na Saúde

A qualidade na saúde de uma população reflete em todos os aspectos, pois munícipes atendidos por uma saúde precária é um forte empecilho para uma administração, com esta preocupação, o Prefeito Hernande, sem medir esforços, com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Saúde, procurou meios para que a população de Pedro Laurentino fosse assistida por todos os programas oferecidos pelos governos federal e estadual.

Foram muitos os avanços já alcançados na saúde em Pedro Laurentino. O Posto de Saúde Terra Nova é o local aonde vem sendo realizado os diversos atendimentos à população. “Estávamos programando uma reforma e ampliação do posto de saúde, mas fomos contemplados com duas UBSs, em breve os atendimentos do atual posto será transferido para uma destas novas casas de saúde onde contaremos com maior e melhor estrutura proporcionando mais conforto tanto para quem procura os serviços de saúde como também aos profissionais que aqui trabalham” nos informou a secretária Cácia Rodrigues.

A saúde pública municipal oferece atualmente em Pedro Laurentino serviços que anteriormente os populares teriam que passar pelo desconforto de viajar a outras cidades e até mesmo à Capital. A população tem acesso a serviços de dentistas; Consultas com clinico geral; Serviços de vacinas; Serviços preventivos na saúde da mulher; Diagnósticos; Tratamentos; Reabilitações; Remédios que atendem crianças, jovens, adultos e idosos, como também o planejamento familiar; Suplementação infantil e mental. O município ainda oferece serviços do NASF que no período de janeiro a setembro de 2014, foram realizados muitos atendimentos: 354 de fisioterapeuta, 165 com fonoaudiólogo, 173 em nutricionistas e 170 com psicóloga.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF em Pedro Laurentino vem cumprindo com todas as exigências em atendimento e segue o objetivo de prestar apoio à equipe de estratégia à saúde da família, bem como promover ações preventivas e cuidados na atenção básica.

Para o bom funcionamento dos serviços em saúde, para que a população possa contar com o auxilio, com o amparo da saúde pública a Secretaria conta com o suporte de 32 profissionais como agentes comunitários de saúde, técnica de saúde bocal, enfermeiros, técnica em enfermagem, auxiliares, motoristas, zeladoras, vigias, assistentes sociais e outros servidores que contribuem com funcionamento da saúde pública em Pedro Laurentino.

Como é sabido por todos, há casos de saúde que somente são atendidos em Teresina e para facilitar o acesso a esses serviços aos munícipes, a Prefeitura Municipal disponibiliza uma casa na Capital para hospedar essas pessoas como também, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece um transporte que os conduzem à Capital e os assistem durante sua permanência longe de suas casas.

Não é difícil ter conhecimento dos avanços alcançados nas administrações de 2005/2008, 2009/2012 nas gestões de Gilson Eugenio e nestes dois anos de Hernande José como prefeito, basta uma breve conversa com os habitantes do município de Pedro Laurentino que conhecem a história de quando a cidade era somente um povoado “Terra Nova” com um punhado de casas em um lugar poeirento e somente em 1995 conseguiu sua emancipação política. Desta data até os dias atuais, 10 anos (2005 a 2014) foram administrados por um grupo político unidos pelo mesmo objetivo: Desenvolver o município em todos os aspectos e melhorar a qualidade de vida da população.

FONTE: Ascom | Pedro Laurentino
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas do blog
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium