São João do Piauí, 17 de novembro de 2018
(86)995258210
Piauí
Governo vai apresentar plano de ação para aumentar arrecadação do Estado
Governo vai apresentar plano de ação para aumentar arrecadação do Estado
11/01/2015 09h33
O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou que o governador Wellington Dias (PT) deverá apresentar nos próximos dias um plano de ação com medidas que serão adotas para aumentar a arrecadação. O plano faz parte do esforço realizado pela equipe financeira que busca meios para que o Estado possa se readequar ao limite de gastos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal ainda no primeiro quadrimestre de 2015.

Fonteles explica que os esforços para retirar o Estado do Cadastro Único de Convênios – CAUC não terão os resultados desejados, caso a arrecadação continue em baixa. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda, o Estado fechou o ano de 2014 com um déficit de R$ 44 milhões na arrecadação. “O anuncio será feito pelo próprio governador porque não queremos nos adiantar a ele, mas posso dizer que as medidas serão duras e vamos precisar da colaboração e compreensão de todos que fazem parte desta administração”, disse.

De acordo com o secretário, a expectativa do Estado é que o Governo Federal encerre a política de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. “Não adianta regularizar convênios e mais na frente as receitas voltarem a cair lá na frente e não pudermos honrar as despesas. Existe essa expectativa pelo fim da isenção do IPI, se isso ocorrer teremos um aumento significativo no Fundo de Participação dos Estados – FPE. Infelizmente o Piauí ainda depende muito dos repasses de recursos federais”, declarou.

Os primeiros passos para reduzir os gastos do Estado já foram dados e se concentra na redução do número de comissionados. Na semana passada uma circular foi enviada a todas as secretarias e órgãos da administração estadual determinando o corte nas despesas de custeio e número de servidores comissionados. Outros setores como os técnicos contratados no regime temporário também poderão ser afetados com os cortes.

FONTE: O Dia|Piaui
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2018 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium