O processo conhecido como ‘Concurso dos Cartórios’ no Piauí é um dos mais atrasados de todo o país. Já são quase 2 anos em que a primeira publicação do edital foi publicado, porém, o Tribunal de Justiça do Piauí cumpriu apenas 4 das 6 etapas necessárias para ocupação nos cartórios do estado.
A medida é amparada pela lei 8.935/94 da Constituição Federal que regulamenta o ingresso na carreira por meio de concurso público e todos os tribunais tem 6 meses para regulamentar a situação, fato que não aconteceu no Piauí. Das fases realizadas pelo TJ-PI algumas nem sequer tiveram resultados publicados e das fases que faltam o tribunal não estimou nenhum prazo, deixando ‘ao Deus dará’ a finalização do certame.
O concurso é polêmico, pois irá mexer diretamente na situação dos titulares dos atuais cartórios do estado do Piauí, que foram colocados sem concurso público. Com a demora, protagonizada pela corte judiciária do estado, novos cartórios também não podem ser criados, já que o processo está emperrado no TJ-PI. Enquanto isso a população sofre com a escassez de novos cartórios tanto na capital quanto no interior do estado.
11/09 às 05h05
“Extra do FPM” injetou quase meio milhão nos cofres da prefeitura de São João do Piauí11/09 às 04h47
Nova lei cria regras gerais para concursos públicos e permite provas on-line09/09 às 20h39
Pai suspeito de estuprar filha é preso no Piauí; abusos teriam iniciado desde os 5 anos09/09 às 17h09
Carlinhos Reis lidera corrida pela prefeitura de Pedro Laurentino com mais de 62%09/09 às 05h01
Ednei Amorim diz estar “só de olho" em quem trabalha na gestão e não vota nele