São João do Piauí, 17 de outubro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Manchete
Governo decreta situação de emergência em São João do Piauí mais 151 municípios
27/06/2015 23h01
O Governo do Piauí decretou emergência em 152 municípios piauienses afetados pela estiagem. O decreto foi assinado pelo governador Wellington Dias nesta quinta-feira (25), depois de recomendação da Secretaria Estadual de Devesa Civil, que realizou um levantamento baseado nos critérios estabelecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

O decreto, segundo o governador permite que o Estado tenha uma relação maior com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população que sofre com a falta de abastecimento de água, dando maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas.

(Foto ilustrativa) De acordo com o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, para o reconhecimento da situação de emergência por estiagem, foram levados em consideração as perdas na agricultura, o índice pluviométrico e os níveis dos reservatórios de cada município. “Todos os municípios atingidos pelo Decreto de Emergência estão enquadrados em no mínimo dois dos três critérios estabelecidos. Esses critérios levam em conta a perda na safra agrícola igual ou superior a 50%, com base em dados do IBGE; o índice pluviométrico inferior a 600 milímetros por ano, com base em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Agência Nacional de Águas (ANA); e o nível de reservatórios inferior a 50% da capacidade”, explicou o secretário. A maioria dos municípios afetados pela estiagem fica na região do semiárido, mas cidades da região norte que, além da perda na safra, enfrentam dificuldades no abastecimento como Pedro II e Luís Correia, também tiveram a situação de emergência reconhecidas pelo Governo do Estado.

Entre os 152 municípios abrangidos pelo decreto nº 16.052, de 25 de junho de 2016,no Piauí, estão sete que compreendem a região de São João do Piauí, como Nova Santa Rita; Pedro Laurentino; Ribeira do Piauí; Capitão Gervásio Oliveira; Campo Alegre do Fidalgo; João Costa e Lagoa do Barro.

FONTE: DA REDAÇÂO | Com informações CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium