Outra ajuda que deverá ser posta em prática pela atual gestão será a distribuição de cesta de alimentos a pessoas carentes; restaurantes ou hospedagens populares para pessoas em trânsito pelo município; aluguel de veículos; passagens de ônibus e transporte em geral; aquisição de medicamentos, quando os serviços de saúde do município não possam disponibilizar pelos meios usuais de atendimento.
Um dos itens de assistência social que mais chamaram a atenção foram os pagamentos de contas de água e de luz quando a pessoa necessitada esteja em risco de ser privada daqueles serviços. Foram também colocadas como “ajuda”, a emissão de documentos pessoais; indenização de despesas realizadas por pessoas situadas abaixo da linda de pobreza que, em transito por outras cidades, venham a fazer gastos em regime de excepcionalidade com compra de medicamentos, de passagens, pagamentos de alimentação e de hospedagem.
Ainda segundo a LOA, o prefeito deverá custear outras despesas que, mesmo não estando previstas nesta no orçamento de 2016, sejam compatíveis com o estado de carência da pessoa ou grupo que dela necessitar.
Além das já citadas “ajudas”, o prefeito Gil Carlos (PT), pretende arcar com as despesas com a concessão de auxilio financeiro diretamente a pessoas físicas carentes, de pequeno valor, como ajuda ou apoio financeiro e subsídio ou complementação na aquisição de bens. No entanto, para que isso possa acontecer, o prefeito terá que enviar para a Câmara de Vereadores a relação dos beneficiados pelos auxílios. Como tem maioria no parlamento municipal, a “assistência” da atual gestão deverá mudar, da água para o vinho, a realidade da população sanjoanense.
Veja a Lei Municipal que trata da assistência aos menos favorecidos
11/09 às 05h05
“Extra do FPM” injetou quase meio milhão nos cofres da prefeitura de São João do Piauí11/09 às 04h47
Nova lei cria regras gerais para concursos públicos e permite provas on-line09/09 às 20h39
Pai suspeito de estuprar filha é preso no Piauí; abusos teriam iniciado desde os 5 anos09/09 às 17h09
Carlinhos Reis lidera corrida pela prefeitura de Pedro Laurentino com mais de 62%09/09 às 05h01
Ednei Amorim diz estar “só de olho" em quem trabalha na gestão e não vota nele