São João do Piauí, 20 de abril de 2021
(86)995258210
Piauí
Joe
Por: Joe
Piauí volta a ter 99 mil servidores em menos de 3 meses
Piauí volta a ter 99 mil servidores em menos de 3 meses
12/09/2015 21h30
Os gastos do Estado do Piauí com a folha de pagamento dos funcionários não param de aumentar, assim como o número de servidores, comissionados e terceirizados. Nos três primeiros meses do ano, a Secretaria Estadual de Administração tinha informado uma redução de sete mil funcionários públicos. De 99 mil contracheques, a folha de pagamento passou a teria passado para 92 mil no mês de março (na verdade eram 94,4 mil). Mesmo assim, por causa dos reajustes, gerava o mesmo impacto de R$ 270 milhões da folha de 100 mil contracheques do governo Zé Filho. Mas, esses gastos devem ser mais altos agora, já que em julho deste ano, o Portal da Transparência do Piauí apontava 99.630 servidores na folha de pagamento.

A máquina pública continua inchada e não há muito que fazer para reduzir, a não ser adotar a mesma prática do governo federal, o ajuste fiscal com o corte de gastos públicos. A pressão das categorias que cobram nomeações, o agrado aos indicados políticos e as contratações temporárias revelam a dificuldade de se tomar essa decisão.

O gráfico preparado pela Instituto BrVox mostra a evolução do aumento da máquina pública no serviço público estadual até julho deste ano.

Aumento de 6.042 funcionários

Foram mais de seis mil novas contratações de janeiro a julho. A maioria é de servidores contratados como os professores substitutos, serviços gerais e outros. Eles assinam contratos temporários, uma prática que vem se repetido há muito tempo. Por isso, a redução da folha acaba sendo confundida com a substituição dos contratos. Em dezembro, o governo Zé Filho tinha 7.781 contratados.

Essa categoria dos contratados começou janeiro com 2.368 funcionários e conta atualmente com 6.425, ou seja, foram 4.057 novos servidores que ingressaram no serviço público estadual através dos contratos temporários.Folha dos efetivos diminuiuAs consultas no site da transparência revelam que a folha dos servidores efetivos, ou seja, dos que ingressaram através de concurso diminuiu. Passou de 46.519 servidores em janeiro para 43.097 em julho, uma redução de mais de três mil servidores. Boa parte passou a fazer parte da folha dos servidores efetivos comissionados, que pulou de 1.124 para 4.268 servidores nos últimos meses.

Redução não existeFalar em redução de funcionários no Estado do Piauí é difícil de convencer. Os números revelam que nos últimos três anos, a quantidade de ativos e inativos não tem mudado muito.

FONTE: 180graus
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium