São João do Piauí, 13 de novembro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Educação
UFPI ocupa a 39ª posição no ranking universitário
UFPI ocupa a 39ª posição no ranking universitário
16/09/2015 08h53
A Universidade Federal do Piauí ficou em 39ª lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, divulgado ontem. A pesquisa é considerada a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país, que chega em 2015 a quarta edição. A nota geral da instituição de ensino foi 66,70.

Da região Nordeste, somente a Universidade Federal do Pernambuco-UFPE - está entre as 10 primeiras colocadas (10º). A Universidade Federal do Ceará-UFC - conseguiu o 11º lugar no ranking.

As 192 instituições de ensino superior do país foram avaliadas em cinco aspectos: pesquisa, ensino, inserção no mercado, inovação e internacionalização. Esses e outros dados têm como objetivo ajudar o estudante a escolher sua faculdade, e facilitam o acompanhamento, pela sociedade, do ensino superior brasileiro.

A UFPI melhorou se comparada ao ano anterior. A universidade subiu seis pontos na classificação geral, passando do lugar em 2014 para 39º este ano. A melhor classificação da universidade foi no quesito "inovação", ocupando o 33º lugar. Com nota 29,04, a UFPI caiu algumas posições e ficou na 51ª posição no quesito "ensino".

Apesar de aparecer em 104º, a Universidade Estadual do Piauí também melhorou os resultados. A Uespi subiu 43 posições na comparação entre 2014 e 2015. No quesito ensino, com nota 14,08, a estadual ficou na 70º, a melhor posição da IES nos cinco quesitos avaliados. Mas o que chamou atenção é que a instituição de ensino zerou o quesito inovação. A nota geral atingida pela Uespi foi 37,82.

Já o indicador internacionalização as duas universidades públicas do estado atingiram níveis baixos. Nesse quesito, a UFPI e Uespi ficaram no 90º e 160º lugar, respectivamente.As três melhores instituições no ranking geral são Universidade de São Paulo- USP (com nota 96,94 e liderando três dos cinco indicadores); Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (com nota 96,74) e Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (com nota 96,39). A UFMG lidera no quesito ensino.

O último lugar da lista ficou com a Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA), com nota 0,51. A universidade zerou quatro dos cinco indicadores avaliados e ficou em 191º lugar no quesito ensino. O último lugar neste quesito ficou com a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) de Minas Gerais.

CURSOS

No raking de cursos também são avaliados cinco quesitos. Nesta avaliação. o curso de Medicina da Uespi ficou uma posição a frente do mesmo curso na UFPI, 62º e 63º, respectivamente. Medicina na Uninovafapi amargou o 176º lugar. Nenhuma instituição do Piauí nesse curso recebeu nota no indicador avaliação de mercado. O melhor curso de medicina é da Universidade de São Paulo- USP. No Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (12º), Universidade Federal do Ceará-UFC (13º), Universidade de Pernambuco-UPE (17º) e Universidade Federal da Bahia-UFBA (18º) ficaram entre os 20 melhores.

O curso de Direito da Universidade Federal do Piauí foi o melhor avaliado entre as instituições de ensino do estado, ficando em 81º lugar. E neste curso, a diferença entre a UFPI e Uespi é bem maior. A Universidade Estadual aparece em 266º lugar. A pior colocação ficou com o curso de Direito na Faculdade do Piauí (FAPI), ficando com a 755º colocação.

FONTE: Diario do Povo
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium