(Prédio da APS de São João do Piauí)
A Agência da Previdência Social de São João do Piauí, cidade com 20.077 habitantes, segue fechada. Do lado de fora, apenas um aviso de que a autarquia federal se encontra em greve. Isso porque uma decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou às entidades representativas da Carreira do Seguro Social a manutenção de 60% dos servidores trabalhando nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enquanto durar a greve, não alcança os servidores técnicos da agência local. Ou seja, o percentual determinado apenas alcança as superintendências, ADJ (Atendimento às Demandas Judiciais).Médico perito
O diretor interino da Agência da Previdência Social de São João do Piauí, doutor Igor Reis de Oliveira informou que o único médico de que dispõe a agência, o doutor Heli de Araújo Moura Fé, é prefeito de Simplício Mendes e está licenciado até o fim de seu mandato.
A diretora titular da Agência, entendendo que na agência local apenas eram feitos os agendamentos, resolveu suspender o agendamento tendo em vista que os beneficiários que faziam o agendamento na APS tinha que se deslocar de São João à Oeiras para que lá se submetessem à pericia do perito daquela cidade. Para ele isso penalizava mais ainda o beneficiário, que teria que fazer dois deslocamentos mesmo sem poder.
A reclamação por médico perito em São João do Piauí é antiga. A APS local, inaugurada em dezembro de 1997, atende 12 cidades: Bela Vista, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Conceição do Canindé, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Paes Landim, Socorro do Piauí, Pedro Laurentino, São Francisco de Assis e Simplício Mendes, além de São João do Piauí.
Em 2013, o Gerente Executivo do INSS no Piauí, Carlos Augusto Viana falou sobre a vinda de um médico perito para o município. Segundo ele, um médico perito estaria sendo enviado para que pudesse realizar perícias, de 15 em 15 dias, mas isso seria apenas provisoriamente. “O governo vai credenciar médicos peritos em todos os municípios para atender todos os beneficiários da região. Estamos apenas aguardando ser publicada a resolução pra que a gente possa começar a credenciar estes profissionais, incluindo o de São João do Piauí”, afirmou o gerente.Estrutura física do Prédio
O prédio da Agencia o INSS de São João do Piauí vai completar, neste ano, 18 anos de existência. O Portal Mandacaru teve a informação de que há bem pouco tempo atrás, engenheiros fizeram uma vistoria para que o prédio passasse por uma ampla reforma. No entanto, nada saiu do papel.
Ainda em 2013, a prefeitura de São João do Piauí fechou parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para que fosse feita a construção de uma nova Agência do instituto no município.
(Prédio da APS de São João do Piauí antes de reforma)
O “novo prédio”, que seguiria a padronização implantada em todo o país, também não saiu do papel. O terreno doado pela prefeitura para que fosse instalada a nova agencia do INSS não cumpre as exigências previstas pela Autarquia Federal, tendo em vista que a localização se daria na parte periférica da cidade. Segundo Igor Reis, as agências devem ser localizadas, de preferência, próximas a agencias bancaria a fim de que haja um melhor acesso de idosos e de pessoas com deficiência.
(Atual prédio da APS de São João do Piauí)
O movimento grevista afeta 32 agências no Piauí, sendo seis na capital e 26 nos municípios do interior. Depois de setenta e dias e nada de rodada de negociação para que a greve chegue ao seu fim.
09/12 às 04h16
Gestão de Ednei Amorim descumpriu índices do FUNDEB e a LRF, aponta TCE-PI08/12 às 04h35
O raio-X das gestões para os sucessores07/12 às 18h15
Ministério da Justiça destina R$ 8 milhões para aquisição de câmeras corporais para a PM-PI06/12 às 22h01
Corpo é encontrado em estado de decomposição na Favelinha, em São João do Piauí06/12 às 04h47
Zé Neto avança e exonera mais 14 comissionados da prefeitura de João Costa