São João do Piauí, 17 de maio de 2021
(86)995258210
Economia
Joe
Por: Joe
Anuidade de cartões sobe até 188% em um ano e Procon recomenda negociação
Anuidade de cartões sobe até 188% em um ano e Procon recomenda negociação
19/09/2015 13h17
Com o cenário econômico adverso, reduzir os gastos é palavra de ordem. Para isso, no entanto, é necessário ficar atento às faturas dos cartões de crédito. Além dos juros do rotativo, que passam dos 400% ao ano, as anuidades dos cartões aumentaram quase 200% entre agosto de 2014 e o mesmo mês de 2015, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). O problema é que, como a maioria dos bancos parcela o encargo, muitos consumidores o pagam sem ver. E nem todo o mundo tenta negociar os valores.

Cartões de crédito de seis dos principais bancos foram pesquisados. Juntos, eles representam 80% das movimentações realizadas em território nacional. A anuidade do cartão Esso/Shell, do Santander, foi a que registrou maior aumento no período, com elevação de 188% entre agosto de 2014 e agosto de 2015.

A economista do Idec Ione Amorim explica que os bancos oferecem dezenas de modelos de dinheiro de plástico, cada um voltado a um tipo de cliente.

“Se o cliente viaja muito, talvez seja interessante que ele tenha um cartão que pontue mais em operadoras de viagem, mas que custa mais caro. Porém, se ele não viaja, gastar com este cartão não vale a pena”, ressalta. De acordo com o coordenador-geral do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, a pesquisa chama a atenção para a competitividade do setor e o poder de barganha do consumidor. “Eu mesmo nunca paguei anuidade. Sempre negocio”, garante. Na avaliação de Barbosa, muitos consumidores não conferem o extrato do cartão de crédito e não sabem, sequer, quanto pagam de anuidade.

FONTE: HojeemDia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium