São João do Piauí, 04 de abril de 2020
(86)995258210
Justiça
Justiça dá prazo de 72h para Governo prestar informações sobre concurso
27/10/2015 09h16

A Justiça do Piauí deu um prazo de 72 horas para o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, encaminhar informações sobre as condições de trabalho e a realização de um concurso público para agentes penitenciários. A decisão do juiz Anderson Antônio Brito Nogueira, da vara da Fazenda Pública no Piauí, é consequência de uma ação civil pública impetrada pela Associação Geral de Pessoal Penitenciário do Piauí (Agepen).

De acordo com o presidente da Agepen, Marcelo Cardoso, além de atuar om déficit de profissionais, 300 agentes estão próximo a data de aposentadoria. O valor representa mais de 40% do total de agentes penitenciários no Piauí. “reivindicamos a construção de presídios em Teresina e Picos, contratação de mais pessoal criminólogo, agentes administrativos e penitenciários, além de uma arma, e colete para cada profissional”, diz o presidente.

A ODIA, o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, informou que A Secretaria vai encaminhar as informações a Justiça. O secretário reconhece a necessidade de contratação de mais pessoal e o por determinação do governador Wellington Dias (PT), a equipe econômica do Governo estuda condições para elaboração de um concurso. “Reconhecemos a necessidade de contratar, mas é preciso fazer tudo dentro da legalidade e do planejamento.

A equipe econômica do Governo deve dá um parecer sobre o caso”, diz o secretário de Justiça. A equipe é formada por técnicos das secretarias de Fazenda e de Administração.

Marcelo Cardoso explicou ainda que a função de agente penitenciário está entre as mais estressantes e por isso, é necessário que o Governo invista em melhores condições para os profissionais. “Desempenhamos uma função estressante ao extremo, em presídios superlotados e ameaças a integridade física aos profissionais e a detentos”, diz Cardoso.

FONTE: O Dia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium