São João do Piauí, 14 de agosto de 2020
(86)995258210
Cidades
Joe
Por: Joe
Programa Amigos do Peito segue para Canto do Buriti
Programa Amigos do Peito segue para Canto do Buriti
02/11/2015 14h01

O Programa Amigos do Peito continua percorrendo o Piauí na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Após realizar exames de mamografia nos municípios de Vera Mendes e Itaueira, contemplando mulheres de Rio Grande, Flores e Pavussu, a carreta se desloca para Canto do Buriti, atendendo ainda Tamboril, Brejo e Pajeú. Nos primeiros municípios, foram 195 mulheres atendidas. Nos demais, a meta são 200 mulheres.

Idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Programa percorre o estado, transportando numa carreta, dois mamógrafos e uma equipe de tecnólogas em radiologia e mais uma coordenadora. Mais de 20 municípios já foram contemplados, beneficiando em torno de 1700 mulheres, prioritariamente entre 50 a 69 anos de idade. No entanto, em São João do Piauí, um aposentado de 74 anos realizou o exame, uma vez que há cinco é acompanhado por um mastologista e há três, realiza a mamografia.

Ainda tem muita estrada pela frente. Até o final do ano, a expectativa é que 3000 mulheres sejam atendidas. No roteiro, Bom Jesus e Corrente, contemplando Currais, Santa Luz, Cristino Castro, Palmeira, Redenção do Gurgueia, Cristalândia, Sebastião Barro, Parnaguá, Riacho Frio e São Gonçalo. Com as mulheres a serem atendidas em Canto do Buriti, serão 1160 atendimentos realizados até o dia 15 de dezembro de 2015.

Amigos do Peito

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o estado. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A mulher atendida pelo Programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no estado.

FONTE: CCCOM
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium