São João do Piauí, 24 de outubro de 2021
(86) 995258210
Justiça
Joe
Por: Joe
Rodrigo Janot pede afastamento de Eduardo Cunha
Rodrigo Janot pede afastamento de Eduardo Cunha
16/12/2015 21h41

Rodrigo Janot, da Procuradoria Geral da República, anunciou na noite desta quarta-feira (16) que encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido para o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de seu mandato e, consequentemente, da presidência da Câmara dos Deputados. 

 

O procurador-geral argumenta que Cunha tem utilizado seu cargo para defender "interesse próprio e fins ilícitos". Segundo Janot, o afastamento do presidente da Câmara é necessário para "garantir a ordem pública, a regularidade de procedimentos criminais em curso perante o STF e a normalidade das apurações submetidas ao Conselho de Ética". 

 

Segundo o pedido, as acusações de corrupção e lavagem de dinheiro e a investigação por manutenção de valores não declarados em contas no exterior podem resultar na perda do mandato de Cunha, seja por via judicial ou no campo político-administrativo, o que autoriza a medida cautelar de afastamento do cargo. Para a Procuradoria, os fatos apontados na petição são "anormais e graves" e exigem "tratamento rigoroso" conforme o ordenamento jurídico.

 

No pedido da PGR encaminhado ao Supremo, são apontados 11 fatos que comprovam que Cunha usa seu mandato de deputado e o cargo de presidente da Câmara para constranger e intimidar parlamentares, réus colaboradores, advogados e agentes públicos, com o objetivo de embaraçar e retardar investigações contra si, informa a Procuradoria por meio de nota. "Os documentos apreendidos nas buscas realizadas na quarta-feira (15), reforçaram as provas já reunidas pela Procuradoria-Geral da República".

 

 

FONTE: TribunadaBahia
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium