A confirmação da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil pela presidente Dilma Rousseff (PT), ontem, gerou ampla repercussão nas bancadas federal e estadual do Piauí, e entre aliados e opositores ao Governo do PT. Na Assembleia Legislativa, deputados da oposição e do governo bateram boca, enquanto na Câmara Federal os parlamentares piauienses se pronunciavam apoiando e condenando a decisão de Dilma.
O deputado federal Assis Carvalho (PT) se pronunciou na tarde de ontem saudando o novo ministro. O vídeo que mostra a demonstração de apoio do deputado foi publicado na sua página oficial na rede social Facebook. No pronunciamento, Assis diz que Lula assume o cargo para ajudar a "organizar" o "país". Ele lembrou que 54 milhões de brasileiros e brasileiras deram, ao eleger Dilma, essa condição para que ela indique os ministros. "Então, a oposição tem que compreender isso e respeitar essa posição", defendeu Assis Carvalho no plenário da Câmara de Deputados.
O parlamentar defendeu ainda que o Judiciário "cumpra o seu papel de juiz e julgue também as denúncias envolvendo nome do tucano Aécio Neves", acusado de ter sido beneficiado em contratos da usina de Furnas. Para o deputado Heráclito Fortes (PSB), a presidente Dilma cometeu um desrespeito à Justiça ao nomear o ex-presidente Lula como ministro. Ele disse em pronunciamento no plenário da Câmara que a nomeação foi uma "uma afronta, um desrespeito ao bom senso, e, acima de tudo, um desrespeito à Justiça brasileira".
O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) se disse "indignado" com nomeação de Lula "como escudo" para a Casa Civil. As declarações foram feitas no perfil da rede social Facebook.
O deputado demonstrou ainda descontentamento com a condução dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senador Renan Calheiros (PMDB-AL). "Indignado! Assim eu me sinto com toda essa lama caindo sobre o nosso país. Corrupção sistêmica, Governo inoperante, aumento da inflação, desemprego crescente, nomeação de Ministro como escudo, Presidente da Câmara e Senado sem a mínima moral e credibilidade, justiça interferindo no processo de impeachment! É preciso ter muita, mas muita fé para passar o Brasil a limpo", disse o deputado no Facebook.
Lula é suspeito de ter recebido vantagens indevidas de empreiteiras incriminadas no escândalo da Petrobras e de ter ocultado patrimônio pessoal. A nomeação de Lula para a Casa Civil dá a ele foro privilegiado, e só poderá ser julgado no processo da Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais pela Justiça do Paraná, que tem à frente o juiz federal Sério Moro.
26/01 às 21h42
TCU dá cinco dias para governo explicar uso de cloroquina no SUS25/01 às 12h54
São João do Piauí recebe mais 120 doses de vacina contra covid-1924/01 às 22h25
Enem teve abstenção recorde de 55,3% no segundo dia de prova23/01 às 13h44
Brasil é o 12º país em ranking mundial de vacinação contra a covid19; EUA lideram23/01 às 08h58
5% das vacinas da AstraZeneca vão para o Amazonas, garante PazuelloEnd: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados