São João do Piauí, 01 de outubro de 2020
(86)995258210
Educação
Joe
Por: Joe
Governo aceita acordo do TJ-PI e professores podem encerrar greve
19/03/2016 06h37

Após reunião intermediada pelo Tribunal de Justiça do Piauí nesta sexta-feira (18), o Governo do Estado anunciou que irá pagar o reajuste dos professores da rede pública sugerido pelo desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. A medida visa chegar a um acordo e encerrar a greve que já dura 34 dias. A categoria irá avaliar a nova proposta na segunda-feira, às 9h, no Teatro de Arena, Centro de Teresina.  

 

    Professores em greve, no Piauí

A proposta definida pelo TJ-PI foi de dividir o reajuste de 11,36% em duas parcelas, uma de 4% de janeiro a junho e outra de 7,36% a partir de julho. 

 

A última proposta apresentada pelos professores para o pagamento do magistério foi de duas parcelas, uma de 6% em março retroativa a janeiro e outra de 5,36% a ser paga em julho.  

 

Ao comentar o reajuste, o governador Wellington Dias (PT) declarou que a situação financeira do Estado ainda é grave. “Estamos sofrendo com as quedas sistemáticas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que representa 55% das receitas do Estado”, disse. 

 

“Temos um carinho muito grande pelos nossos professores, e a nossa meta é trabalhar cada vez, com mais afinco, para a melhoria da qualidade e da autoestima dos mestres do Piauí. Não mediremos esforços nesse sentido e esperamos sair logo dessa crise para investirmos mais ainda em políticas públicas educacionais”, acrescentou.

 

NOVA ASSEMBLEIA

Odeni Sousa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI), informou ao Cidadeverde.com que ainda aguardava receber documento oficial com a proposta feita pelo desembargador, o que não havia ocorrido até a publicação desta reportagem. Segundo ela, qualquer proposta precisa ser submetida aos membros do Sinte. 

 

"Até segunda-feira a greve está mantida. O Sinte está apenas intermediando entre a categoria e o governo. Nós apresentamos uma proposta e agora vamos submetê-la à categoria, que é quem vai decidir o que acontece", declarou. 

 

 

 

FONTE: Cidadeverde
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium