São João do Piauí, 30 de setembro de 2020
(86)995258210
Manchete
Joe
Por: Joe
Criação de fundo poderá promover a revitalização do Rio Parnaíba
Criação de fundo poderá promover a revitalização do Rio Parnaíba
20/09/2014 08h17
Um dos mais importantes cursos de água do Nordeste, o Rio Parnaíba, poderá ter fundo voltado para a recuperação ambiental de seus afluentes e para o desenvolvimento sustentável da região. É o que prevê uma Proposta de Emenda à Constituição está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde já recebeu voto favorável.

Pelo texto, o fundo será instituído por 20 anos, com recursos oriundos da exploração de potenciais hídricos na área da bacia do Rio Parnaíba, para fins de geração de energia elétrica. Operações de crédito interno e externo e dotações orçamentárias específicas também poderão compor o fundo. O objetivo, segundo o autor, é destinar ao menos R$ 2 bilhões ao longo dos 20 anos para a recuperação do rio e da região.

O relatório registra o fato de que o Parnaíba vem sofrendo as consequências da falta de políticas públicas que garantam as ações necessárias para impedir, por exemplo, o desmatamento de suas margens, com a consequente intensificação do assoreamento do seu leito.

A proposta poderá propiciar os recursos para que o Poder Público possa promover ações efetivas que visem ao combate dos problemas apontados e à recuperação ambiental da região.

Importância econômica

O Delta do Parnaíba hoje é muito visitado pelo seu riquíssimo ecossistema, constituído por dunas, florestas, manguezais e extensas praias, e também por conta de sua exuberante fauna, composta por espécies como jacaré-do-papo-amarelo, garça, macaco-prego, caranguejo-uçá e outras diversas espécies aquáticas. O rio percorre todo o estado do Piauí, em uma extensão de quase 1,5 mil quilômetros.O Rio Parnaíba desempenha um importante papel no desenvolvimento socioeconômico do Piauí e do Maranhão, pelas oportunidades econômicas que vão desde o potencial turístico, passando pela agricultura irrigável, até a riqueza de sua biodiversidade. Suas águas também fornecem energia elétrica, por meio da Usina de Boa Esperança, em Guadalupe (PI).

FONTE: Com informções da Agência do Senado
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium