O governador do Piauí, Wellington Dias, concluiu finalmente, ontem (11), o “arranjo” para acomodação de indicados pelos partidos aliados. A reforma administrativa do Estado foi encerrada em grande estilo na noite de quinta-feira (11), no Palácio de Karnak, quando o chefe do Executivo deu posse a quatro novos gestores, em solenidade das mais concorridas.
Foram empossados Florentino Alves Veras Neto, ex-prefeito de Parnaíba, na Secretaria de Estado da Saúde; médico Francisco de Assis de Oliveira Costa, ex-secretário da Saúde, que assume o Instituto das Águas. O órgão era presidido por Herbert Buenos Aires de Carvalho, que vai para o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).
O líder petista Pedro Calisto de Oliveira foi nomeado superintendente de Articulação e Gestão Governamental, ligado à Secretaria de Governo, que é comandada pelo deputado federal Merlong Solano, e Francisco Jordão Costa Silva, assume a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, subordinada à Secretaria de Cultura, dirigida pelo deputado estadual Fábio Novo. O ex-vereador de Teresina Paulo Roberto de Oliveira Santos é o novo coordenador de Programas de Recursos Hídricos.
PRESTÍGIO
Presentes, a vice-governadora Margarete Coelho; o presidente da Assembleia Legislsativa, Themístocles Filho (PMDB); o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Cleandro Moura, além de secretários e diretores de órgãos, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de Teresina e do interior, além de familiares e amigos dos empossados.
"A administração pública é dinâmica. Na medida em que determinadas áreas vão sendo solicitadas, é importante que a administração pública esteja preparada para enfrentar este desafio que é conduzir o Estado do Piauí. O governador é um administrador preparado e sabe das solicitações do seu povo”, ressaltou a vice-governadora.
EMPODERADO
Florentino Neto vai comandar a Sesapi, ficando com as principais atribuições da Saúde no Estado, inclusive comandar 29 dos 35 hospitais estaduais, embora o governo tenha criado a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) com essa finalidade. Fepisrh é presisdida pelo deputado estadual Pablo Santos (PMDB).
Florentino Neto argumentou que a transferência da gestão desses hospitais vai acontecer gradativamente, com a Fundação organizada.
SEM SABATINA
O funcionário da Caixa Econômica Federal Emanuel do Bonfim Veloso Filho assinou o termo de posse, mas a sua indicação para a Agespisa ainda depende da aprovação da Assembleia Legislativa, depois da sabatina de praxe feita pelos deputados. Bonfim vai substituir o atual presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí, Raimundo Nonato Farias Trigo.
A Agespisa vai ser repassada em subconcessão para a iniciativa privada por 30 anos. A licitação, no valor de R$ 1,7 bilhão, para a subconcessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da zona urbana de Teresina até 2048 aguarda decisão do recurso impetrado pelo Tribunal de Contas do Estado no Supremo Tribunal Federal para ser concluída, apesar do contrato já ter sido assinado com a Aegea Sanamento.
01/12 às 09h58
Gabriela Coelho nomeia 32 concursados para prefeitura de Capitão Gervásio Oliveira01/12 às 09h07
Advogado Raimundo Júnior é eleito presidente da OAB-PI em eleição histórica30/11 às 05h32
Dante Quintans será entrevistado no Vale Debate deste sábado, 3029/11 às 10h58
Servidores do Detran-PI são presos em operação contra venda de CNH29/11 às 08h40
Lula e Rafael assinam aditivo de crédito de R$ 3,6 bi para conclusão da Transnordestina