São João do Piauí, 23 de outubro de 2021
(86) 995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
A Câmara precisa se posicionar e alterar o seu regimento interno
22/09/2021 13h39

A falta de público na Câmara de Vereadores não pode ser traduzida como uma repulsa a parlamentares ou ao próprio Poder Legislativo. Ela deve ser vista, entre outros motivos, com a falta de hábito de parte da população, que desconhece a verdadeira importância do parlamento, o que já não sente atração pelas discussões e ao tempo de espera.

É verdade que o desconhecimento do que possa ou seja o parlamento para a municipalidade leva o público a não se fazer presente a sessões da Casa. Não obstante a isso, também é verdade que, para um público que queria se fazer presente, será necessário que seja feita uma mudança no regimento quanto ao tempo de espera para o inicio das sessões, com leitura de ata ou discussão sobre incidente regimental. A “bíblia” do parlamentar, no recinto da Câmara é o regimento, que orienta como devem ser executados os trabalhos.

A mudança precisa vir de dentro do parlamento, promovida pelos seus membros: começando com pelo menos trinta minutos que antecedem o início da sessão (horário regimental), ou por fazer uma brevíssima leitura da ata da sessão anterior. Ou, até mesmo: anunciar o local onde se encontra a ata para que o cidadão sanjoanense, em manifestando interesse, dirigir-se a mural, próprio da Câmara.

O tempo gasto na leitura da sessão anterior, enquanto o público presente espera pelas discussões de matérias e temas importantes, pelos parlamentares, pode ser a explicação da causa de evasão desse público das sessões, bem como da sua ausência a todas elas.

Uma mudança, através de projeto de resolução, deverá pôr fim a cansáveis minutos de espera para que a participação do público não deixe de existir. A verdade é que o parlamento precisa se posicionar e alterar o seu regimento interno, a fim de dar à sociedade a oportunidade de não tornar as sessões daquela Casa sessões com público unitário.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium