A sociedade vive novos tempo. A gestão pública também. Os órgãos de controle como os tribunais de contas e os ministérios públicos de contas junto a esses tribunais são os responsáveis pela redução do nível de corrupção no país. As instruções normativas e as notificações enviadas a presidentes de câmaras solicitando providência de meios de aprimoramento dos mecanismos de transparência parecem ficar sem reposta.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê que os gestores, nas três esferas de Poder, disponibilizarão a qualquer pessoa, física ou jurídica, o acesso a informações referentes à: despesa e receita. Recomendações legais que não têm sido respeitadas.
Há exatamente dez meses de gestão, uma boa parte das câmaras municipais ainda se encontram com seus portais com informações defasadas e notícias desatualizadas. Neles, tudo o que se tem são fotos de galerias, mas o que interessa ao cidadão não existem: contratos, leis, execução orçamentárias. Um verdadeiro tiro misericordioso no direito de quem se propõe a acompanhar as receitas e os gastos desse Poder.
O Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) devem fechar o cerco a presidentes de câmaras municipais. O TCE-PI deve começar a endurecer o valor da multa pelo descumprimento de obrigações prevista na LRF.
Sem transparência, não há controle social. Sem transparência, não há como a sociedade verificar como os recursos oriundos de seus impostos pagos são empregados, são gastos.
01/05 às 12h13
Desinformação, ignorância e fanatismo como verdadeiros pilares da corrupção17/04 às 07h26
Entre uma CPI e a preservação do poder existem as eleições gerais de outubro13/04 às 23h14
A saída mais fácil para o governo petista foi pedir a ilegalidade da greve10/04 às 09h35
Os movimentos grevistas comandados pelo PT eram um prejuízo à sociedade?03/04 às 01h14
"Janela partidária”: o rearranjo político pela manutenção do poder31/03 às 22h12
Governo de Regina Sousa nasce impopular em meio à crise na educação29/03 às 21h42
Rodízio no MEC: a dança das cadeiras no governo Bolsonaro27/03 às 20h49
O PT não se conforma com as decisões contrárias da Justiça brasileira27/03 às 10h34
Eu ainda me lembro daquela TV de 24”20/03 às 09h28
Vivemos tempos de contradições