São João do Piauí, 26 de janeiro de 2022
Saúde
Joe
Por: Joe
Ômicron não é motivo para pânico, afirma especialista da OMS
Ômicron não é motivo para pânico, afirma especialista da OMS
03/12/2021 13h49

A variante Ômicron do coronavírus não deve ser motivo para pânico. É o que disse a cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Soumya Swaminathan. Ela afirmou, contudo, que a nova cepa é muito transmissível.

“Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás”, explicou Soumya em uma entrevista à Reuters nesta sexta-feira, 3.

A médica disse esperar que a nova cepa cause efeitos “mais brandos”. Entretanto, a cientista comentou que ainda “é muito cedo para tirar conclusões sobre a variante como um todo”. Em sua opinião, o mundo está mais preparado com o surgimento das vacinas contra a covid-19.

“A Delta é responsável por 99% das infecções em todo o mundo”, ponderou. “Esta variante teria que ser mais transmissível para competir e se tornar dominante em todo o mundo. É possível, mas não é possível prever.”

A origem da Ômicron

Os registros iniciais da nova variante ocorreram no sul do continente africano. Na quarta-feira, 1º, o Instituto Nacional das Doenças Transmissíveis da África do Sul relatou que a nova cepa circula no país desde o início de novembro. Até o momento, a primeira contaminação com a Ômicron foi encontrada no sequenciamento genético dos exames de um paciente infectado em 8 de novembro, na província de Gauteng.

FONTE: RevistaOeste
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2022 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium