São João do Piauí, 27 de maio de 2022
Redação | Mandacaru
Por: Redação | Mandacaru
Ednei Amorim finaliza seu primeiro ano de mandato com foco no social
Ednei Amorim finaliza seu primeiro ano de mandato com foco no social
02/01/2022 00h49

O prefeito Ednei Amorim chegou à prefeitura de São João do Piauí, após oito anos de mandato de seu sobrinho, Gil Carlos Modesto Alves (PT). Ao deixar a prefeitura, após dois mandatos, Gil Carlos além de ter sido bem avaliado, fez o seu sucessor.

Em meio ao um cenário de desconfiança, Ednei Amorim surpreendeu não só com sua vitória em 2020, mas também na condução máquina pública administrativa em seus 12 primeiros meses de gestão. Ainda é cedo para falar que o atual gestor fará a gestão de que todos sanjoanenses esperam e com a qual sonham há muito tempo, mas os sinais têm sido nesta direção. Principalmente quando o que está sendo “trabalhado” é o social.

 Aceno para os servidores

O novo Fundeb possibilitou o aumento dos recursos para educação. Somado a isso, o gasto mínimo com professores também aumentou: passou de 60% para 70%. Neste ano de 2021, nas prefeituras e estados onde o percentual do gasto não atingiu 70%, os gestores tiveram que fazer um estudo e fazer o rateio da “sobra”, em forma de abono.

Trabalhando o social

Com o advento da pandemia, causada pelo novo coronavírus, o bolsão de miséria e o contingente da população mais vulnerável aumentou. Em 2020, o governo federal forneceu ajuda financeira para população de baixa renda, no valor de R$600, através do Auxílio Emergencial. Mas isso não foi suficiente. Era preciso mais.

No município, Ednei Amorim conseguiu aprovação para a criação do Restaurante Solidário, no município, onde deverá ser distribuída refeição ao povo carente, especialmente a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com insegurança alimentar.

Confraternização

O distanciamento social acabou por provocar o confinamento e ausência das pessoas em eventos e comemorações. Mas isso não impediu que a equipe de gestão de Ednei se deslocasse às duas localidades urbanas do município: a da Região de Cima e a da Região de Baixo.

As comemorações natalinas também foram um elo de aproximação. Um espaço ornamentado foi cuidadosamente para celebrar o advento do período do natal. O espaço que foi ornamentado foi palco de apresentações com um coral infantil e com show musical de três artistas locais:

Distribuição de cestas básicas

Com o desemprego em alta, devido ao fechamento de postos de trabalhos, por imposição da pandemia, e com a escassez de oportunidade, o povo menos favorecido, mesmo recebendo um auxílio do governo federal, ainda necessita de ajudas.

Casas populares

A população do município de São João do Piauí cresceu. Esse crescimento gerou uma ampliação do núcleo familiar, que agora necessita de moradia. O prefeito Ednei Amorim, ainda em campanha, prometera que construiria casas populares, no curso de seu mandato. Foi assim que aconteceu: o chefe do executivo municipal pediu o aval à Câmara para contrair um empréstimo no valor de R$ 6 milhões junto à Caixa Econômica Federal, pelo Finisa.

Em 2021, Ednei já sinalizou que os outros três quartos de seu mandato deverão focar o social, ajudando na ampliação da rede proteção social que o governo federal já executa junto aos municípios brasileiros, através de políticas redistributivas de renda. Resta saber se esta será uma marca definitiva da gestão de Ednei Amorim, até 31 de dezembro de 2024.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas
Portal Mandacaru | O nº 1 em Notícias

Redação: [email protected]

© Copyright 2022 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium