São João do Piauí, 27 de maio de 2022
Joe
Joe
Joe é licenciado em Inglês pela UESPI, Bacharel em Adm. Pública pela UFPI e pós-graduado em Gestão Escolar pela Faesp. Escreve sobre Política e gestões públicas.
A disputa pelos percentuais do PISO é um bom sinal para o magistério
02/02/2022 21h03

Desde que o governo federal, através do MEC, estabeleceu o percentual e o valor do Piso do magistério nacional do ensino básico, o que se tem visto são dois campos de batalhas. Um de alguns prefeitos, que ameaçam não dar o piso; e dos que já chegaram a dar o piso para mostrar a boa fé e valor aos seus servidores.

Até o governador do Piauí entrou na batalha midiática em torno da concessão dos percentuais fixados pelo MEC. Ele chegou a gravar um vídeo em que falar em dar o que o MEC fixou, e até mais. A verdade é que em ano de eleição tudo (ou quase tudo) se torna possível. Inclusive 33,24% de reajuste aos professores do Estado. Difícil é acreditar.

A disputa pela concessão dos percentuais do Piso tem levado prefeito a anunciar até mesmo 35%. Coisa jamais vista. Aleluia! No entanto, um detalhe merece prosperar: não é ano de eleições municipais. Ma o “gás” para a campanha de deputados, senador, governador e presidente da República passa pelo crivo da satisfação dos munícipes, entre os quais muitos são professores.

Essa celeuma em que se envolveu o MEC sobre a possibilidade de não conceder o piso salarial do magistério acabou expondo quem, na contramão do que anunciou o ministério preliminarmente, dizia que vetar os percentuais era um “absurdo”. O tiro saiu pela culatra. E agora, terão que arranjar uma equação para não ter que desdizer o que disseram antes.

Na disputa pelo percentual do PISO, só quem deve sair ganhando são os professores, que deverão ter esse aumento, depois de dois anos de congelamento salarial.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em Notícias

Redação: [email protected]

© Copyright 2022 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium