Fiscais do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nesta quinta-feira (17), mais de 900 produtos em situação irregular em fiscalização na região norte do Piauí. A verificação foi realizada em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa.
Ao todo, foram apreendidos mais de 233 adaptadores para tomada, 60 pneus, 46 carregadores de celulares, entre outros itens. Também foram reprovados televisores e ventiladores. Os produtos eram falsificados e não contavam com o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, os produtos retirados dos estabelecimentos comerciais causavam danos financeiros ao consumidor, além de riscos à saúde.
"Um carregador de celular ou adaptador para tomada falso podem gerar um curto-circuito ou choque elétrico fatal, um pneu inadequado pode ocasionar um acidente gravíssimo, além de diversos outros problemas financeiros e físicos para a população em geral. Esse material pirata, sem certificação do Inmetro, é extremamente danoso para o consumidor e nossos fiscais vão continuar combatendo todas as irregularidades possíveis", explica.
As multas para os empresários envolvidos dependem do porte da empresa, nível de infração e reincidência.
01/12 às 09h58
Gabriela Coelho nomeia 32 concursados para prefeitura de Capitão Gervásio Oliveira01/12 às 09h07
Advogado Raimundo Júnior é eleito presidente da OAB-PI em eleição histórica30/11 às 05h32
Dante Quintans será entrevistado no Vale Debate deste sábado, 3029/11 às 10h58
Servidores do Detran-PI são presos em operação contra venda de CNH29/11 às 08h40
Lula e Rafael assinam aditivo de crédito de R$ 3,6 bi para conclusão da Transnordestina