São João do Piauí, 02 de dezembro de 2024
Joe Santos
Por: Joe Santos
Justiça determina que Agespisa faça melhorias no abastecimento de água em São João do Piauí
Justiça determina que Agespisa faça melhorias no abastecimento de água em São João do Piauí
13/11/2024 17h57

A 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí obteve uma decisão judicial, nessa terça-feira, 12 de novembro, para que a Agespisa adote medidas imediatas e urgentes para a adequação do abastecimento de água no município. A inicial foi assinada pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa.

Na ação, o representante do Ministério Público do Piauí explicou que realizou audiências de conciliação com a empresa para resolver os problemas relacionados à qualidade da água fornecida no município de São João do Piauí. No entanto, não houve resultado. Em uma das oportunidades, foi apresentada à empresa a possibilidade de celebração de um acordo, por meio de um termo de ajustamento de conduta, no qual seriam definidos prazos para a execução de obras que visam a melhoria no fornecimento de água, mas a proposta também não foi aceita pela empresa.

A companhia informou ao MP que havia realizado algumas obras, porém técnicos da Agrespi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Piauí) constataram que a estação de tratamento do município não está funcionando a contento. Não conseguindo resolver a situação de forma extrajudicial, o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública com obrigação de fazer.

O juiz Ermano Chaves Portela Martins determinou que a Agespisa, no prazo de 10 dias, suspenda cortes e cobranças das faturas de forma proporcional aos períodos em que os moradores de São João do Piauí estiverem sem água; intensifique o tratamento da água, utilizando técnicas adequadas para garantir a segurança do consumo humano, inclusive com a realização de força-tarefa, com realização de vistorias urgentes no local indicado de forma a viabilizar o adequado abastecimento de água para toda a população.

Além disso, foi determinado que se disponibilize semanalmente, por meios dos canais oficiais da Agespisa e da imprensa local (rádios e portais de notícias), laudo técnico atualizado e a análise da água em locais diversos do município até que a qualidade seja comprovadamente restabelecida.

A Agespisa deve, ainda, por meio de boletim diário, manter a comunicação transparente e contínua com a população de São João do Piauí, bem como a Promotoria de Justiça de São João do Piauí, sobre as ações realizadas e dos resultados obtidos.

O descumprimento da liminar pode resultar na aplicação de multa a ser fixada pelo Judiciário.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas
Portal Mandacaru | O nº 1 em Webjornalismo de São João do Piauí

Redação: [email protected]

© Copyright 2024 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium