Os prefeitos eleitos nas eleições de 2024, nos municípios em que sucederão grupos adversários devem receber da equipe de transição o raio-X da situação em que se encontra a municipalidade. Logo que terminaram as eleições, o TCE-PI expediu uma “Cartilha de Final de Gestão e Transição Governamental” orientando os prefeitos de plantão a instituírem equipe de transição.
A Cartilha destaca a importância da capacitação dos gestores para que atuem com responsabilidade e transparência ao final de seus mandatos, com o intuito de prevenir problemas futuros e assegurar uma transição ética e eficaz, sempre em conformidade com a legislação vigente. Ela também ressalta a necessidade de manter a integridade dos registros e das informações, facilitando o trabalho da nova gestão e preservando a confiança da população.
Na região de São João do Piauí, ao menos dois prefeitos eleitos deverão receber os relatórios de seus antecessores, por terem derrotado o atual prefeito que não era do esquema político: Gilson Castro, de João Costa e Jean Carlos, de Campo Alegre do Fidalgo.
Os relatórios devem focar a situação fiscal e financeira dos municípios, os programas de governos, convênios, contratos, produto de arrecadação, situação de pagamentos de servidores e fornecedores, situação de balancetes, em atraso ou não.
O raio-X dos relatórios conclusivos, assinados pela equipe de transição, deve nortear os futuros gestores acerca de como deverão implementar ou revogar acordos, convênios ou dar continuidade a programas e serviços públicos em andamento ou que ainda possam estar em fase de planejamento.
06/01 às 05h02
Os nomes que Ednei guarda debaixo de sete chaves31/12 às 19h54
Disputa entre Alexandre e Ednei deve parar nos tribunais08/12 às 04h35
O raio-X das gestões para os sucessores29/09 às 04h40
Análise: A eleição mais acirrada de todos os tempos09/09 às 04h49
Ao denunciar Ednei Amorim, Equatorial citou “prática de gestão ilegal”29/08 às 05h22
Ednei corre contra o tempo e governistas convocam sessão extraordinária para votar ‘PL do Concurso’12/08 às 05h07
Embora tenha tido tempo, Ednei Amorim ignorou a realização de concurso01/08 às 22h16
PF mira Consórcio Nordeste pela compra de respiradores na pandemia30/07 às 09h40
Alexandre Mendonça e Ednei Amorim cara a cara com o Sindserm26/07 às 11h56
A lamentável desistência de Odilon Neto