O deputado Robert Rios (PDT) acusou a Superintendência da Caixa Econômica Federal no Piauí de ter contribuído com o Governo do Estado para destruir provas de um crime praticado na prestação de contas da primeira parcela de um empréstimo de R$ 600 milhões, ao entregar tal prestação de contas a pedido do governador, enquanto negou aos deputados da oposição cópia da mesma prestação, alegando que o pedido não foi aprovado pelo plenário da Assembleia.
Em seu pronunciamento, o deputado informou que a oposição já entrou com ação na Justiça Federal, para ter acesso à referida prestação de contas do empréstimo.
Robert Rios garante que o governo anulou empenhos de obras realizadas com recursos de outras fontes, para que as mesmas constassem como feitas com os recursos do empréstimo, embora tivessem sido licitadas e executadas antes da contratação.
RAFAEL FONTELES
Ele acusou o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, de ter agido de forma inusitada, para que as obras dos empenhos liquidados constassem como tendo sido feitas com recursos do empréstimo da Caixa.
Segundo Robert Rios, a mídia nacional precisa divulgar a manobra do governo do Piauí para conseguir receber a segunda parcela de um empréstimo com documentos falsos. Ele considera que a Caixa Econômica se envolveu na trama, ao negar aos deputados da oposição a cópia da prestação de contas do governo. Ele disse também que o governo pediu a prestação de contas à Caixa para destruir provas, pois o Estado deve ter cópia do documento para proceder qualquer complementação.
O deputado Rubem Martins (PSB) disse em aparte que foi caracterizada uma manobra nunca vista em qualquer governo, anular empenhos já liquidados. Ele defendeu também que a mídia nacional dê divulgação ao fato e disse aguardar com ansiedade auditoria do Tribunal de Conas do Estado, pois considera o governo inadimplente para receber a segunda parcela do empréstimo na Caixa.
O deputado Robert Rios concluiu seu discurso afirmando que o governo se esqueceu de que a manobra com a anulação dos empenhos sobre obras realizadas antes do empréstimo deixou rastros do crime. Ele previu que a base do governo dirá que a oposição é contra os empréstimos, mas não é verdade. “Somos contra os desvios dos recursos” – salientou.
05/10 às 00h53
Em nova pesquisa, Dr. Alexandre Mendonça lidera com 47,90% das intenções de votos03/10 às 16h36
MP entra com ação para suspender cobrança a consumidores sem água em São João do Piauí03/10 às 04h44
Debate entre Alexandre e Ednei terá regras claras e participação da OAB02/10 às 19h08
Coligação de Carlinhos Reis faz comício de encerramento amanhã, quinta feira, 0301/10 às 04h40
Vale TV promove debate com Alexandre Mendonça e Ednei Amorim, na quinta-feira, dia 03