Uma das dificuldades que pacientes do interior do Estado encontram quando precisam ser transferidos para Teresina é a regulação do encaminhamento, porque só há uma central que trata disso e fica em Teresina. Caso seja eleito governador do Piauí, o candidato do PSDB, Luciano Nunes, vai criar centrais de regulação em todas as regiões para facilitar e diminuir esse tempo de chegada do paciente nos hospitais da capital, quando for o caso.
"Só há um modelo de saúde que vale à pena: aquele que está próximo do cidadão que precisa de atendimento. Que promove uma saúde resolutiva no atendimento das necessidades em urgência e emergência". É isso o que pretendemos implantar em nosso Estado", conta o candidato do PSDB.
O modelo proposto pelo candidato prever profissionais em saúde qualificados, atualizados e bem preparados do ponto de vista generalista e especialista, motivados para o exercício de suas atividades. Os profissionais devem atuar em ambiente qualificado, com instalações minimamente adequadas, aparelhadas com equipamentos em condições de uso e funcionamento.
Ele pretende promover um choque de gestão no setor e regularizar os repasses financeiros e investimentos reais nos hospitais estaduais, regionais e os municipais conveniados para que funcionem bem, resolvendo problemas de saúde e não só remetendo-os para Teresina.
"Nesse intuito, vamos criar o Programa Rede Piauiense de Hospitais Estaduais, Regionais e Conveniados, Programa Atende Bem e promover um Pacto pela Saúde Municipal, em que o Estado cumpre metas negociadas com o município, em termos de pessoal, equipamentos, materiais e repasses financeiros; avalia os progressos e refaz o pacto diante dos resultados obtidos", revelou Luciano Nunes.
Ele acredita que é indispensável implementar a rede de assistência às urgências e emergências médicas, especialmente as relacionadas aos traumatismos, incluindo a construção, instalações, equipamentos e funcionamento regular de quatro Hospitais de Urgência do Piauí, em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus para diminuir a pressão sobre o HUT e agilizar o atendimento aos traumas.
26/01 às 21h42
TCU dá cinco dias para governo explicar uso de cloroquina no SUS25/01 às 12h54
São João do Piauí recebe mais 120 doses de vacina contra covid-1924/01 às 22h25
Enem teve abstenção recorde de 55,3% no segundo dia de prova23/01 às 13h44
Brasil é o 12º país em ranking mundial de vacinação contra a covid19; EUA lideram23/01 às 08h58
5% das vacinas da AstraZeneca vão para o Amazonas, garante PazuelloEnd: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados