O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), poderá indicar ao menos dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF) durante seu governo. Os magistrados Celso de Mello e Marco Aurélio deixarão os postos durante a gestão do capitão da reserva. Indicados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado, os togados do STF são substituídos em quatro casos: aposentadorias compulsórias ao completarem 75 anos, impeachment, morte ou se simplesmente quiserem deixar o cargo.
Seguindo as projeções, de acordo com as datas de aniversários, o decano da Corte, Celso de Mello, deve deixar o posto em 2020. Já Marco Aurélio, em 2021.
Jair Bolsonaro já tem um nome em mente para ocupar uma das vagas: o juiz federal Sérgio Moro, responsável por julgamentos em primeira instância da Operação Lava Jato. Um dia após ser eleito presidente da República, o militar declarou a vontade de indicar o magistrado ao Supremo. Mas, antes de chegar à mais alta corte do país, Moro vai passar um período na chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.
Caso se confirme, Moro trilhará uma jornada semelhante à de Alexandre de Moraes. Em 2017, quando era ministro da Justiça, Moraes foi indicado ao STF pelo presidente Michel Temer após Teori Zavascki morrer em um acidente aéreo. Seguindo o critério de idade, Alexandre de Moraes terá trabalho no STF até 2043.
Se for reeleito presidente em 2022, Jair Bolsonaro terá a possibilidade de fazer mais duas indicações, dentro das previsões. Os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber deixam o Supremo Tribunal Federal em 2023.
02/03 às 20h58
Saúde de São João do Piauí informa alteração no número de óbito divulgado ontem, dia 1°02/03 às 20h51
Câmara aprova projeto que permite compra de vacina por Estados02/03 às 18h13
Assessoria de Zé Neto esclarece decisão judicial sobre a carga horária dos professores02/03 às 13h26
Bolsonaro: 'Vamos apurar os responsáveis pelo combustível alto'02/03 às 13h20
Guedes: Brasil pode virar Argentina em 6 meses e Venezuela em 1 ano e meioEnd: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]
© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados