São João do Piauí, 27 de julho de 2021
(86) 995258210
Geral
Joe
Por: Joe
Bolsonaro critica multa de 40% do FGTS; mudança pode impedir saque
Bolsonaro critica multa de 40% do FGTS; mudança pode impedir saque
20/07/2019 09h36

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta sexta-feira (19) a multa de 40% do saldo do FGTS paga a trabalhadores demitidos sem justa causa. Ele disse que o percentual foi criado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para desestimular demissões, mas acabou afetando contratações. "Ele aumentou a multa para evitar demissão. O que aconteceu depois disso? O pessoal não emprega por causa da multa. É quase impossível ser patrão no Brasil", disse. "Um dia o país vai ter de decidir se quer menos direitos e mais empregos ou todos os direitos e desemprego", ressaltou.

O presidente foi perguntado se a equipe econômica pretende acabar com a multa, mas ele não foi claro em sua resposta sobre o tema. "Está sendo estudado, desconheço qualquer trabalho nesse sentido", disse.

SEM PODER SACAR

Segundo reportagem da Agência FolhaPress, a equipe econômica do governo federal estuda incluir no pacote que flexibiliza os saques do FGTS um item que impediria o trabalhador de sacar os recursos da conta em caso de demissão. O trabalhador faria uma escolha:

- caso comece a sacar recursos anualmente, não teria mais direito a sacar o volume depositado pela empresa caso seja mandado embora sem justa causa (como é possível hoje).

- se desejar deixar de sacar os recursos, pode recebê-los integralmente, caso seja demitido.

Na quinta-feira (18), Bolsonaro se reuniu com empresários da construção civil. Essa reunião teria sido o que levou o presidente a repensar o FGTS. Os executivos manifestaram preocupação com a possibilidade da medida afetar o programa Minha Casa, Minha Vida.

FONTE: AgênciaBrasil
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium