São João do Piauí, 19 de outubro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Colunistas
JOE
 JOE
Joe é formado em Letras Inglês pela UESPI e Bacharel em Administração Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas, com frequência.
Gil Carlos deve dizer pra que lado vai
20/07/2019 10h31

O eleitor sãojoanense está habituado a saber em quem vai votar a pelo menos um ano e meio das eleições municipais. Esse tem vinha sendo um fato que conferia ao pleito eleitoral certeza dos nomes postos no cenário das eleições futuras. 

Em 1996, quando Thomás Costa esteve prefeito, Murilo foi escolhido como seu sucessor; quando Murilo cumpriu seus dois mandatos, em 2002, Djusa Oliveira já era a escolhida para disputar com Roberth Paes Landim; e quando Roberth findava o seu mandato, Alexandre Mendonça já tinha seu nome sendo trabalhado há mais de um ano antes das eleições.

O prefeito Gil Carlos, já próximo de cumprir o seu segundo mandato, está de mãos atadas quando o tema é sucessão municipal. Pelo menos é o que se observa. 

Os motivos concretos que giram em torno da indecisão ou da falta de decisão de Gil em dizer, clara e publicamente, quem vai apoiar ano que vem são dois: um, que ele é de uma família política. O seu tio Ednei já disputou duas eleições das quais saiu derrotado; dois, que ele deve fidelidade e lealdade ao PT, partido pelo qual disputou as duas eleições.

O prefeito médico e petista Gil Carlos está entre a cruz e espada: se por um lado optar pelo tio, desagrada o PT, por outro lado, se fizer o contrário, desagrada a família, que acredita que o nome do tio deva ser a opção para sucessão, em nome da manutenção do poder familiar, a partir de 2021.

Gil terá uma grande e difícil tarefa pela frente para revelar sua preferência em torno do nome da sucessão municipal: se Elias Laurentino do PT, ou se seu tio Ednei Amorim, que, aliás, faz questão de dizer que tem o apoio do sobrinho. 

Em breve, Gil deverá dizer pra que lado vai, até porque, em suas solenidades de inaugurações de obras públicas, dois nomes in(visíveis) sempre estão presentes.  

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium