São João do Piauí, 16 de outubro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Promotorias de Justiça discutem melhoria em hospitais; HETNB passa por crise de cofinanciamento
26/08/2019 07h14

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, os Promotores de Justiça Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, Roberto Monteiro, titular da Promotoria de Justiça de Bom Jesus, com o apoio da Coordenadora do CADOS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde) Promotora de Justiça Cláudia Seabra, reuniram-se com o Secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, e o Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, e equipes técnicas, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Teresina.

A reunião resultou exitosa com a apresentação de soluções técnicas e compromissos por parte dos gestores para solucionar problemas de saúde pública que são objetos de inquéritos civis instaurados nas Promotorias de Justiça desses municípios e que, igualmente, estão dentro do Plano Estadual de Saúde.

Além de debater sobre as demandas de saúde pública dos hospitais de São João do Piauí e Bom Jesus, Cláudia Seabra apresentou, também, a pauta do Hospital Regional de Corrente, a partir dos pontos suscitados pela Promotora de Justiça, Gilvânia Viana, titular de Corrente, com base em relatórios técnicos dos órgãos sanitários. 

Em relação ao Hospital Regional Teresinha Nunes Barros, de São João do Piauí, Jorge Pessoa fez um breve histórico da atuação da Promotoria de Justiça em face do município de São João, no que se refere ao repasse dos recursos de Média e Alta Complexidade destinados ao hospital, inclusive, resultando em ajuizamento de ação, vez que não foi possível resolver, extrajudicialmente. Acrescentou  que é grave a situação do não repasse de verbas do tesouro estadual pela Secretaria de Estado da Saúde para o cofinanciamento das ações e serviços da atenção básica em São João do Piauí.

O Secretário Estadual disse que já há tratativas mediadas pelo Governador e APPM com vistas a uma solução para regularizar definitivamente os repasses dos recursos para os todos os municípios.

FONTE: Com informações Ascom
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium