São João do Piauí, 24 de outubro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Educação
Caravana ‘Se Liga no Saeb’ faz encontro com 30 gestores de escolas da 12ªGRE
Caravana ‘Se Liga no Saeb’ faz encontro com 30 gestores de escolas da 12ªGRE
08/10/2019 19h42

Na manhã desta terça-feira, 08, a Caravana do Saeb, composta pela Professora Mestre, Silvia Ramos, Assessora do Núcleo de Aprendizagem Pedagógica (NAP), pelas professoras Gercilene C.Santiago e Rosa Chaves, ambas da Gerência de Ensino Médio (GEM), estiveram em São João do Piauí para reforçar a campanha “Se Liga no Saeb”.

A Caravana Saeb tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar a dupla gestora das escolas para a avaliação externa Saeb. Ela Veio dar uma contribuição a mais, pois a equipe de técnicos da Seduc está passando com esta Caravana em todas as GREs, apoiando e fortalecendo esses gestores para uma melhor preparação para esta avaliação, que mede a qualidade do Ensino no país.

O evento contou a presença da dupla gestora das 15 escolas jurisdicionadas à 12ª GRE, onde os alunos farão o SAEB agora em 2019. Os professores Alexandre, da Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, de Pajeú, George André Sousa Machado, da Unidade Escolar  Augustinho Valente, de Canto do Buriti e Edson Batista, do CEEP Francisco Antônio Paes Landim Neto, de São João do Piauí, falaram de suas experiência, bem como de suas estratégias para mobilizar os alunos em torno do SAEB.

A gerente da 12ª GRE, Sheila Cibeli, destacou o esforço do governo em, mesmo em momento de crise, está fazendo investimento na ordem R$1,6 bi de recursos do Fundeb, em varias áreas da educação, como infraestrutura, aquisição e capacitação do professor. Ela lembrou ainda que houve avanços nas conquistas para 12ª GRE, mas deixou claro que quer mais.

 Sheila disse ainda que está em discussão a reforma de escolas, construção de escola integral, e que a 12ª deverá ganhar um sede própria, além de que, em Pajeú, deverá ser construída uma escola do tipo FNDE.

O QUE É O SAEB?

O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.

A partir deste ano, o Saeb passa a contemplar a Educação Infantil, além dos Ensinos Fundamental e Médio, que já eram avaliados. Sendo assim, os alunos que devem participar do Saeb 2019 são das turmas de: creche e pré-escola da Educação Infantil; 5º e 9º anos do Ensino Fundamental; e 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental só serão avaliados a partir de 2021.

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium