São João do Piauí, 26 de fevereiro de 2020
(86)995258210
Piauí
Prédios de órgãos públicos do Estado do Piauí deverão ter acessibilidade
Prédios de órgãos públicos do Estado do Piauí deverão ter acessibilidade
07/11/2019 20h33

A 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, obteve decisão favorável em ação civil pública movida contra o Estado do Piauí, para promoção de acessibilidade plena em todos os prédios públicos de uso ou propriedade do ente. O juiz de Direito Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, estabeleceu o prazo de seis meses para início das obras e de 18 meses para sua conclusão, com realização de intervenções arquitetônicas, de comunicação, de tecnologia da informação e outras, nos moldes do que prescreve a NBR 9050/2004, da ABNT.

“Trata-se de uma importante conquista, pois o oferecimento de acessibilidade plena inclui a disponibilização de intérprete de LIBRAS em todos os órgãos estaduais para atendimento ao público, além da aquisição de impressoras Braille para entrega de documentos a pessoas cegas ou de baixa visão, e da afixação de sinalização visual para pessoas deficiência auditiva, dentre outras medidas que assegurarão o efetivo exercício da cidadania às pessoas com deficiência ou com limitações temporárias”, comemora Marlúcia Evaristo, titular da 28ª PJ.

A ação civil pública foi proposta em 2016, em conjunto com a 35ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo da Fazenda Pública. A sentença foi proferida no mérito da causa, e os prazos começarão a contar de seu trânsito em julgado.

FONTE: Ascom
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: [email protected]

© Copyright 2020 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium