São João do Piauí, 13 de dezembro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Geral
Greve de petroleiros anunciada para manhã acende luz amarela em órgãos de segurança em Brasília
Greve de petroleiros anunciada para manhã acende luz amarela em órgãos de segurança em Brasília
24/11/2019 20h03

Aparentemente, a greve dos petroleiros ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP)  anunciada para segunda-feira (25), não tem a ver com incitação provocada pelo ex-presidente Lula recentemente. Mas acendeu uma luz amarela em Brasília. Lula incitou as pessoas a repetirem no Brasil, o mesmo movimento de violência que está acontecendo em alguns países da América do Sul, como no Chile, Bolívia, Equador e Colômbia.

A FUP está acusando a Petrobrás de não cumprir o acordo feito entre as partes. A paralisação, aprovada em 12 das 13 assembleias realizadas nos últimos dias, envolverá importantes unidades produtivas da empresa, entre elas a Bacia de Campos e as maiores refinarias do País, como Replan, em Paulínia (SP), e Reduc, em Duque de Caxias (RJ). O abastecimento, no entanto, afirmam, está garantido.

A estatal, segundo a FUP, não está cumprindo cláusulas relativas à segurança dos trabalhadores e do meio ambiente e também relativas a garantias conquistadas pelos funcionários que ingressaram por meio de concurso público. 

Sobre a segurança da saúde dos trabalhadores e do meio ambiente, existem duas acusações – a de que a empresa vinculou a premiação de empregados  a metas de segurança  e a de que o número de tripulantes nas plataformas foi reduzido nos últimos anos a ponto de colocar em risco os que permaneceram trabalhando nas embarcações. 

A FUP também  acusa a empresa de estar decidindo demissões e transferências das equipes das unidades inseridas no programa de privatização sem conversar com o sindicato.

FONTE: petronotícias
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium