São João do Piauí, 13 de dezembro de 2019
E-mail: redacao@portalmandacaru.com.br
(86)995258210
Poder
AI-5: Guedes banaliza ameaça à democracia
 AI-5: Guedes banaliza ameaça à democracia
26/11/2019 18h28

O ministro Paulo Guedes pode ser acusado de muitas coisas, menos de esconder suas convicções. Nesta segunda, ele voltou a mostrar desapreço pela democracia e pelo direito de protestar contra o governo.

Em visita a Washington, Guedes banalizou a ameaça de um novo AI-5, feita há um mês por Eduardo Bolsonaro. A exemplo do deputado, ele disse que ninguém deve se assustar com uma medida de exceção em caso de manifestações até aqui inexistentes.

— Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem se alguém então pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? — disse Guedes.

Mais tarde, ao ser questionado por uma repórter sobre a gravidade das declarações, ele respondeu com ironia:

— É inconcebível, a democracia brasileira jamais admitiria, mesmo que a esquerda pegue as armas, invada tudo, quebre e derrube à força o Palácio do Planalto, jamais apoiaria o AI-5, isso é inconcebível. Não aceitaria jamais isso. Está satisfeita?

Guedes tentou justificar a fala de Eduardo Bolsonaro como uma resposta aos discursos do ex-presidente Lula. Foi um argumento falso, porque o deputado lançou a carta do AI-5 dez dias antes de o petista ser libertado e voltar ao palanque.

Ao banalizar a ameaça autoritária, o ministro sugere que não se incomodaria com a volta dos anos de chumbo. Não chega a ser uma surpresa. Ele se mudou para o Chile durante a ditadura de Augusto Pinochet. Deu aulas numa universidade sob intervenção militar, com um general na cadeira de reitor.

FONTE: OGlobo (Assinante)/ Por Bernardo Mello Franco
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel:(89)9403-3070 - Redação: redacao@portalmandacaru.com.br

© Copyright 2019 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium