O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, 4, que não é "ponto de honra" aprovar a extinção de pequenos municípios deficitários, como previsto em Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre novo pacto federativo enviada pelo governo ao Congresso Nacional.
Segundo o texto do governo, a ideia é acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total.
"Esse dispositivo foi acrescentado no último segundo. Acho que por um senador... pediu para acrescentar aos 48 do segundo tempo. Mas não é ponto de honra para nós", disse Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada.
Bolsonaro, no entanto, disse que a proposta daria mais recursos para municípios investirem "no que interessa". "Vamos facilitar. Dá para, ao fundir, ter um pouco mais de recurso ao que interessa no município. Não é perseguir vereador nem prefeito, não. E não vai ser extinto (o município), vai ser incorporado por outro. Alguns acham que vai ser feito derrubada de tudo. Não, vai ser distrito de outro município", disse Bolsonaro.
15/12 às 19h43
Governo do Piauí deixou de repassar R$32 milhões de cofinanciamento aos municípios15/12 às 10h06
Prefeitura de João Costa abre concurso para preenchimento de 64 vagas; confira o edital15/12 às 09h40
A qualidade da exportação e o que fica para o nosso consumo14/12 às 19h09
Municípios deixam de pagar fornecedores para cumprir com pagamento de 13º de servidores14/12 às 18h40
Bolsonaro ironiza fundo eleitoral e diz que vai decidir sobre valor quando chegar em sua mesa