São João do Piauí, 20 de abril de 2021
(86)995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
A qualidade da exportação e o que fica para o nosso consumo
15/12/2019 09h40

Pagamos caro por porcaria! Desculpe pela frase de impacto, mas infelizmente não é uma mentira. Peguemos a carne bovina que atualmente é um item de luxo para os brasileiros. O preço disparou nos últimos meses por conta de uma doença que está dizimando a criação chinesa de porcos e os obrigou a procurarem carnes em outros mercados para colocarem em suas mesas enquanto não resolvem seus problemas.

Visando resolver parte deles, o governo chinês resolveu comprar nossa carne bovina, contudo não tínhamos estoque suficiente para suprir a demanda deles e as nossas, então nosso melhor e até o que não era tão bom assim está sendo destinado às exportações.

Enquanto isso apenas os restos são destinados para os supermercados, fazendo com que tenha menos oferta e assim os preços disparam. Isso não é uma exclusividade da carne bovina, em geral a maioria dos latifundiários produz visando a exportação, pois o mercado externo paga com dólar, euro e outras moedas bem mais valorizadas, sendo assim mais vantajoso na hora de fazer a conversão para o real. Tal problema não surgiu hoje, as vezes ele fica mais evidente como está agora, porém a verdade é que desde que o Brasil se entende por Brasil o seu povo não é o mercado primário dos produtos por aqui produzidos.

O pau brasil, o açúcar, o ouro, o café, produtos diferentes, mas todos tem duas coisas em comum: Já foram (alguns ainda são) de grande importância para a economia do país e quase tudo que tínhamos desses produtos foram para o exterior.

Somos um país agroexportador de excelência, realmente produzimos com muita qualidade, porém provavelmente alguém da classe média só consumirá o melhor café que temos condição de produzir se vender seu rim para ir aos Estados Unidos tomar um coffe (Os EUA são nosso maior comprador de café). Infelizmente é provável que quando o preço da carne voltar ao normal nos esqueceremos de como não somos prioridade em nosso próprio país. Até quando viveremos assim?

FONTE: Colaborador: Guilherme Cronemberger
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium