São João do Piauí, 26 de setembro de 2021
(86) 995258210
Joe
Joe
Joe é formado em Inglês pela UESPI e Bacharel em Adm Pública pela UFPI. Escreve sobre Política e gestões públicas. Fale comigo: (86) 99525-8210
Prefeitos evitam os 'decretões' exoneratórios temendo desgaste político
31/12/2019 11h08

Às vésperas do ano eleitoral, os prefeitos evitaram a edição e publicação dos chamados “decretões” exoneratórios. A ausência desse ato administrativo se dá por uma simples e única razão: as eleições de 2020. “Varrer” servidores comissionas de suas gestões não soaria nada positivo.

A Coluna fez um levantamento, na manhã desta terça-feira (31), das cidades que já foram áreas territoriais de São João do Piauí como João Costa, Ribeira do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Pedro Laurentino e Lagoa do Barro, e concluiu que em nenhuma dessas administrações, o prefeito publicou o “decretão” exonerando os servidores, comissionados ou prestadores. Quanto aos prestadores, cujo contrato, a titulo precário já é sabido de todos, não há tanta (ou nenhuma) necessidade de publicidade no Diário Oficial dos Municípios.

Em alguns municípios, haverá, por ocasião da ausência da edição do “decretão” exoneratório, o que muitos conhecem como a “chamada no gabinete do prefeito”. Essa “chamada”, na maioria dos casos, se dá por questões de índole política, e não técnica.

Agora em 2020, os eleitores dos 5.570 municípios de todo o Brasil deverão ir às urnas escolher vereadores, vice-prefeitos e prefeitos. Obviamente que um decreto exonerando servidores ligados diretamente aos prefeitos seria uma perda da garantia do apoio de que tanto necessitarão, ano que vem.

Em São João do Piauí, cujo cenário político segue indefinido, o prefeito Gil Carlos também evitou a edição e publicação do “decretão”. Afinal de contas, ele vai para o último ano de seu mandato, depois de duas eleições.  

Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas da coluna
Portal Mandacaru | O nº 1 em notícias de São João do Piauí e região

End: Travessa Adail Coelho Maia - Cel: (86) 99525-8210 - Redação: [email protected]

© Copyright 2021 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium