São João do Piauí, 20 de julho de 2024
Mundo
Joe Santos
Por: Joe Santos
Presidente interina da Bolívia pede a renúncia de Gabinete ministerial
Presidente interina da Bolívia pede a renúncia de Gabinete ministerial
27/01/2020 00h23

Dois dias depois de anunciar que iria concorrer à Presidência nas eleições gerais previstas para maio, a presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, pediu que todos os ministros de seu Gabinete de governo coloquem os cargos à disposição. Segundo ela, é uma medida para encarar essa "nova etapa da gestão de uma transição democrática". Ela não afirmou se vai de fato realizar mudanças no Ministério, mas pontuou que é "normal" que no processo eleitoral "se produzam ajustes na equipe de trabalho do Executivo", sinalizando que alguns ministros podem sair candidatos.

Em comunicado, a Secretaria da Presidência diz ainda que os novos nomes devem ser anunciados "no menor tempo possível".

Áñez, que ocupava o cargo de segunda vice-presidente do Senado, se autoproclamou presidente em novembro após a renúncia de Evo Morales, hoje asilado na Argentina. Uma pesquisa realizada no começo de janeiro mostra que ela teria em torno de 15% dos votos, atrás do candidato do Movimento ao Socialismo, partido de Morales.

O anúncio da reforma ministerial veio horas depois da ministra da Comunicação, Roxana Lizárraga, pedir demissão do cargo de maneira surpreendente. Em comunicado, divulgado neste domingo, disse que o atual governo "perdeu seus objetivos", mencionando a necessidade de convocação de eleições "limpas, livres e iguais". Além disso, a ministra diz que Áñez, ao se colocar como candidata, "não se diferencia muito das práticas de Evo Morales", e termina dizendo que "voltará às ruas", uma referência aos protestos de adversários do ex-presidente.

FONTE: OGlobo(assinante)
Portal Mandacaru no Facebook:
Notícias recomendadas
Últimas notícias
Mais lidas do mês
Portal Mandacaru | O nº 1 em Webjornalismo de São João do Piauí

Redação: [email protected]

© Copyright 2024 - Portal Mandacaru - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium